Cidadeverde.com

Mais de 27 mil filiados do PT no Piauí vão às urnas neste domingo

Imprimir

Cerca de 27 mil filiados ao Partido dos Trabalhadores no Piauí estão aptos a votar nas eleições internas deste domingo (22). Único partido do país a promover eleição através do voto direto, o PT definirá nomes para a presidência dos diretórios Nacional, Estaduais e Municipais.


No Piauí, três chapas participam das eleições. O atual presidente, deputado estadual Fábio Novo, disputa a reeleição neste domingo apoiado pelas chapas “Unidos pelo Grande Projeto”, com o número 460, e “Piauí em Movimento”, com o número 450.


A outra chapa, nominada “Socialismo pela Base”, tem como candidatos a coordenadora do programa Fome Zero no Piauí, Rosângela Sousa e o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Piauí, Adalberto Pereira. O número da chapa é 401.

 

Segundo o secretário de organização do PT no Piauí, Antônio Marcos, os filiados terão a opção de escolher um candidato a presidente e uma determinada chapa de maneira distinta, se assim preferirem. Na prática, o eleitor poderá votar em uma chapa e escolher um candidato a presidente ligado a outra.

 

“Por acreditar que a democracia tem que começar dentro do partido, as eleições internas do PT escolhem uma chapa, que diz respeito aos cargos de diretoria, e um presidente, que comanda o diretório. O formato é o mesmo a nível nacional e municipal, a cédula de votação vem com essas opções”, explica.

 

Ainda segundo Antônio Marcos, as eleições acontecem em 219 municípios do Piauí. Teresina é o maior colégio eleitoral do estado, com 7,5 mil eleitores, seguido de Parnaíba (1,5 mil) e Oeiras, com cerca de 800 votantes. “O PT tem 220 diretórios municipais no estado, apenas um não apresentou candidato”, finalizou.


Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: