Cidadeverde.com

V Feira de Economia Solidária vai reunir 118 empreendimentos

Imprimir
A V Feira Estadual de Economia Solidária e Agricultura Familiar será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, na Praça Pedro II. A ação, que é promovida pelo Fórum Estadual de Economia Solidária, com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, tem como objetivo potencializar e estimular a comercialização dos produtos e serviços oferecidos pelos empreendimentos desenvolvidos em vários municípios do Estado.
 

 
Nesta edição, 31 municípios de Norte a Sul do Estado já confirmaram a participação de mais de 118 empreendimentos. O número representa um avanço e um salto de qualidade adquirido com a realização das últimas edições. “Mobilizamos os territórios de todo o Estado. Normalmente trabalhamos com 50 empreendimentos, mas esse ano conseguimos dobrar o número de municípios participantes”, revela a articuladora estadual do Fórum, Iraides Araújo.
 
Segundo ela, a ideia da feira é clara: “fomentar estratégias de comercialização dos empreendimentos de economia solidária no intuito de promover ações que contribuam para organização e fortalecimento na comercialização dos seus produtos e serviços. Essa feira faz parte de uma das metas do Projeto Nacional de Comercialização Solidária”, conta.
 


 
Ana Lustosa, membro da coordenação do Núcleo de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, revela que uma caminhada abre as atividades da Feira. “A nossa expectativa é reunir, só nesse dia, mais de mil pessoas. Vamos sair do Palácio de Karnak e ir até a Assembleia Legislativa”.
 
“O objetivo dessa caminhada é concretizar a luta pela aprovação da Lei Estadual de Economia Solidária. Sendo aprovada, ela trará benefícios importantes. A fomentação de políticas públicas, tanto financeiras como para qualificação e capacitação dos empreendedores são alguns desses benefícios. Ou seja, engloba um conjunto de ações que irá beneficiar a economia solidária”, completa Ana Lustosa.
 
Durante os dias de Feira, danças típicas e atrações musicais irão animar os participantes. A expectativa maior fica por conta da apresentação da banda piauiense Roque Moreira, no dia 3, às 20h, na Praça Pedro II.
 
Programação

Dia 2 de dezembro (Quarta-feira)

8 às 10h30 - Caminhada em prol da lei Estadual de Economia Solidária - saída do Palácio de Karnak até a Assembleia Legislativa

Dia 3 de dezembro (Quinta-feira)

8h - Abertura na Praça Pedro II
9h - Roda de Conversas com os empreendimentos: comercialização solidária - fluxos e cadeias - Projeto Nacional de Comercialização Solidária/Instituto Marista de Solidariedade (IMS)
14h - Roda de Conversa: Programa de Aquisição de Alimentos (PAA-Conab)
19h - Noite Cultural: apresentações artísticas - danças, teatro e show com o Conjunto Roque Moreira
Dia 4 de dezembro (Sexta-feira)
Roda de Conversa: Economia Solidária - Cáritas

10h - Roda de Conversa: Segurança Alimentar: Fome Zero
11h - Roda de Conversa : coleta seletiva solidária - Associação de Catadores (Ascamares)

Durante o evento acontecerão oficinas práticas: bordados biscuit, suco verde e leitura na praça.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais