Cidadeverde.com

FMS proíbe consulta direta no HGV e adota novas mudanças

Imprimir

Os hospitais de Teresina vão utilizar as cores para mostrar a gravidade do paciente que acaba de chegar na urgência e onde ele poderá ser atendido. É a nova medida que foi adotada pelo Ministério da Saúde.



O paciente classificado com a cor vermelha – prioridade 0 (zero) é considerado caso muito grave em que o paciente corre risco de vida e precisa de atendimento imediato. Na cor amarela – prioridade 1, o caso também é grave, mas pode aguardar atendimento por até 30 minutos com uma reavaliação de enfermagem a cada 30 minutos.

As demais cores, verde – prioridade 2 e azul – prioridade 3, são consideradas para os casos em que o paciente não corre risco iminente de morte, assim o atendimento poderá ser iniciado no HUT e em seguida encaminhado para outros hospitais.

“No HUT, por ser um hospital de urgência e emergência, são atendidos os pacientes classificados com as cores vermelha e amarela, pois são pacientes que correm risco de morte e necessitam de atendimento imediato”, explicou a diretora.

Mudanças

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Firmino Filho, anunciou novas medidas no atendimento ao SUS em Teresina. A partir de agora,  nenhum paciente poderá marcar consulta direto no HGV, como ocorria até agora.

Qualquer paciente de Teresina que precise ser atendido pelo sistema SUS terá que ter a sua consulta inicial marcada através da Estratégia Saúde da Família do bairro onde mora; caso contrário, o SUS não pagará os procedimentos médicos realizados por aquele paciente e o médico, clínica ou hospital que os realize deixará de receber pelo serviço.

Pacientes do interior

Já os pacientes do interior do Piauí, para terem atendimento em Teresina, precisam que o secretário de Saúde do referido município consiga uma autorização através da Central de Regulação o Estado (Ceras). Só assim ele terá acesso ao SUS e, por conseguinte, ao tratamento gratuito. Para isso a Fundação Municipal de Saúde da Prefeitura de Teresina e a Secretaria de Estado da Saúde já firmaram acordo.

Maranhão

Os pacientes vindos do Maranhão e de outros estados em busca de tratamento pelo SUS em Teresina só terão acesso ao sistema se o município, onde eles moram, fizer uma pactuação com o município de Teresina para que eles tenham direito este tratamento.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais