Cidadeverde.com

Após erro e atraso, liberado gabarito dos dois dias de provas do Enem

Imprimir

O Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais) divulgou nesta segunda-feira o gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado no fim de semana. O resultado chegou a ser liberado ontem, mas estava errado.

Veja o gabarito do primeiro dia do Enem

Veja o gabarito do segundo dia do Enem

Em nota divulgada ontem, o Inep prometia divulgar o gabarito por volta das 10h de hoje. As respostas, no entanto, foram liberadas no começo da tarde.



No domingo, por cerca de seis horas, o site do Inep (órgão do MEC responsável pelo exame que avalia o ensino médio) divulgou gabarito em que, dependendo da versão da prova --eram quatro para cada dia--, havia uma resposta indicada como correta.

Este não foi o único problema registrado durante a aplicação da prova, ocorrida dois meses após o adiamento devido ao vazamento do conteúdo. Uma questão da prova foi anulada, e a abstenção neste ano foi a maior da história. Segundo dados preliminares, 39,5% dos candidatos não compareceram. Em números absolutos, significa que, dos 4,1 milhões de inscritos, cerca de 1,5 milhão faltou à prova. No ano passado, foram 27,3%.


O grande número de ausências ocorreu, diz o Inep, porque várias universidades desistiram de usar o Enem por conta do adiamento -o novo prazo para divulgação dos resultados era incompatível com o ano letivo.

Prova

Professores de cursinhos ouvidos pela Folha Online consideraram a prova como a mais difícil da história do exame.

A segunda etapa, realizada domingo, foi bastante longa e cansativa. Neste ano o Enem mudou de perfil, passou a ser realizado em dois dias e servirá como vestibular para diversas universidades federais.

No sábado (5), os estudantes tiveram quatro horas e meia para responder a 90 questões, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas. No domingo, o aluno teve uma hora a mais de prova, porque, além das 45 questões de linguagens e das 45 de matemática, houve também a redação, que teve como foco a "ética no Brasil.

Matérias relacionadas:
Professores pedem anulação de três questões do Enem
Mais de 1,5 milhão de alunos faltam ao 1º dia de provas do Enem 2009
Tema da redação do Enem sobre "Ética" assusta candidatos no Piauí
Candidatas chegam atrasadas à UFPI e perdem prova do Enem



Fonte: Folha

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais