Cidadeverde.com

PIB do Brasil é destaque entre principais economias mundiais

Imprimir

O Brasil continua tendo um dos melhores indicadores de expansão entre as principais economias do mundo. A variação de 1,3% no PIB (Produto Interno Bruto) do país no terceiro trimestre, ante os três meses anteriores, supera a maioria dos índices já divulgados.

A maioria dos países ricos já começou a reagir da recessão e registrou crescimento entre julho e setembro. Os Estados Unidos, por exemplo, tiveram alta de 0,7% do PIB no período, enquanto o Japão apresentou expansão de 0,3%.

Na União Europeia, Alemanha (0,7%), Portugal (0,9%), França (0,3%) e Itália (0,6%) seguem a mesma tendência de recuperação. Apesar disso, países como Reino Unido e Espanha, com queda de 0,3% no PIB, ainda se esforçam para voltar ao terreno positivo.



Arte: Folha



A economia espanhola, inclusive, foi uma das mais afetadas pela crise entre os países da zona do euro. Nesta semana, a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a perspectiva do rating soberano (nota de risco de crédito de um país) da dívida de longo prazo da Espanha de "estável" para "negativa". Com isso, abre-se a possibilidade de ocorrer a queda da nota.

A decisão foi justificada pela "expectativa de um crescimento do PIB significativamente mais baixa e deficits fiscais persistentes", declarou o analista da S&P Trevor Cullinan no comunicado da agência de risco. Além disso, o país vem sofrendo com altos índices de desemprego. O Reino Unido, por sua vez, completou seis trimestres consecutivos de contração, a mais longa sequência desde o início da série histórica em 1955.

Apesar de alguns dados ruins, a variação média da zona do euro já está no terreno positivo, beneficiada pelos países que já ensaiam uma recuperação. O PIB dos nações que utilizam a moeda registrou crescimento de 0,4% no terceiro trimestre.

Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: PIBBrasil