Cidadeverde.com

Teresina concentra 58,35% da renda gerada em todo o Estado

Imprimir

A Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro) divulgou nesta quarta-feira, 16, a avaliação do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios piauienses referente ao ano de 2007. Os maiores municípios foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí. A economista da Cepro e coordenadora do trabalho de estimativa do PIB, Joana D`arc Portela, disse que na série 2003 a 2007 as três primeiras posições não se alteraram.


Os municípios de Floriano e Uruçuí alternam posições, sendo que a mudança do posto de Uruçuí da quarta para a quinta posição em 2007 deve-se a retração do setor de serviços notadamente nas atividades de serviços de informações, serviços prestados às empresas e intermediação financeira.

Teresina ocupa a 21ª posição entre as 27 capitais e representa a 58ª posição entre os 5.564 municípios do país. Em 2006, Teresina ocupava a 56ª posição entre as economias municipais. Em 2007, somando-se a participação das cinco maiores economias municipais do Piauí atingiu-se o percentual de 58,35%, o que evidencia uma grande concentração espacial da renda gerada no Estado.


Em 2006, a soma dos cinco maiores municípios atingiu o percentual de 60,1% de toda a produção de bens e serviços. Os demais municípios, de um total de 218, responderam por 41,65% da produção de bens e serviços. Em 2007, esses municípios possuíam uma população de 1.966.100 habitantes, correspondente a 65% da população estadual.

Em relação à agropecuária, em 2007, os cinco maiores municípios foram Teresina, Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Parnaíba e União. A capital e os dois últimos estão na região Norte e Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro nos Cerrados. O ano de 2007 não foi considerado bom para a agropecuária, pois os resultados obtidos revelaram uma produção abaixo da estimativa feita no início do ano. O fraco desempenho do setor está ligado às condições climáticas desfavoráveis e à queda nos índices de produtividade de algumas culturas.

Em relação à indústria, em 2007, os cinco maiores municípios foram Teresina, Uruçuí, Parnaíba, Floriano e Fronteiras. Em Teresina, o destaque é a indústria de transformação, sobretudo o gênero industrial de bebidas (cervejas e refrigerantes), seguido de produtos alimentares, bicicletas, colchões, metalúrgica e vestuário. Em Uruçuí, o segmento industrial que agregou maior valor em 2007, foi a fabricação de óleo vegetal em bruto, seguido da fabricação de alimentos para animais e fabricação de adubos e fertilizantes.



Na atividade industrial em Parnaíba destacam-se os ramos de couros e peles, produtos alimentares (preparação de leite e outros laticínios), fabricação de sabões e detergentes sintéticos e fabricação de produtos farmoquímicos.


Floriano destaca-se na fabricação de biocombustíveis e na fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano. Fronteiras destaca-se na indústria de minerais não metálicos (fabricação de cimento) e na preparação e fiação de fibras de algodão. Em relação aos serviços em 2007 os cinco maiores municípios foram Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Piripiri.

Em relação ao PIB per capita em 2007 os cinco maiores municípios foram Uruçuí, Fronteiras, Sebastião Leal, Teresina e Guadalupe. Em relação ao PIB per capita em 2007 os cinco menores municípios foram Dom Inocêncio, Várzea Branca, Betânia do Piauí, Boqueirão do Piauí e Joca Marques. Todos esses municípios têm pouca expressividade econômica, têm mais de 55% de suas economias baseadas na administração pública chegando a 62,2% no município de Dom Inocêncio.

Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais