Cidadeverde.com

Fundação de Saúde vai cortar ponto dos faltosos no final do ano

Imprimir

Aumenta sensivelmente no período das festas de final de ano o número de pessoas que dão entrada nos hospitais públicos, seja por acidentes, seja por excessos nas comemorações. Preocupada em garantir o atendimento aos que necessitarem e a permanência no local de trabalho dos servidores que atuam em regime de escala de plantão, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina está tomando uma série de medidas, dentre elas a determinação do corte do ponto de todos os que faltarem ao serviço.

A decisão, comunicada em forma de portaria, tem como base a estatística que mostra o relaxamento por parte de alguns servidores em períodos festivos como este, onde as faltas de plantões são mais frequentes. Além disso, um profissional que está escalado para trabalhar e que falta ao serviço sem prévio aviso ou comunicando de última hora, não há como ser substituído.

“Considerando que é obrigatória a presença do servidor escalado para plantão de emergência/urgência nas unidades de saúde da Fundação Municipal de Saúde” e ainda “que nos períodos festivos do calendário nacional como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo as faltas aos plantões são mais frequentes”, justifica o texto da portaria que determina o corte do ponto aos faltosos.

Segundo a portaria, publicada na tarde da última quinta-feira (17), “serão adotadas as medidas administrativas disciplinares cabíveis em relação à conduta dos servidores que não comparecerem ou se ausentarem, sem justificativa legal, das escalas de serviços ou plantões nos períodos acima mencionados”.

A decisão foi comunicada a todos os diretores de hospitais da rede municipal a fim de respaldá-los caso seja necessário tomar alguma medida que e enquadre na situação, como forma de reforçar o que já prevê a legislação para os servidores públicos municipais.


r[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais