Cidadeverde.com

Em coma induzido, Fábio Barreto apresenta quadro grave

Imprimir

O cineasta Fábio Barreto, 52, permanece internado no hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, após um acidente de carro na noite de sábado (19). Seu quadro, segundo a equipe médica, é grave, porém estável.


Barreto sofreu traumatismo craniano grave. Ele está em coma induzido na Unidade Neuro-Intensiva do hospital e respira com o auxílio de aparelhos. Seu quadro evolui "com estabilização do quadro clínico", segundo o boletim médico.


Ontem, ele foi submetido a uma cirurgia pela manhã e outra à tarde.


Alexia Santi/Folha Imagem

Cineasta Fábio Barreto sofreu acidente de
carro na noite de sábado e permanece
internado em estado grave no Rio de Janeiro

O procedimento da manhã foi realizado pelo neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, após um exame de tomografia que mostrou redução do edema cerebral. O médico realizou uma "derivação ventricular externa (colocação de um pequeno cateter dentro do ventrículo cerebral), visando ao melhor controle da pressão intracraniana e continuada redução do edema cerebral".


À tarde, o cineasta passou por uma traqueostomia (pequeno corte na traqueia para posicionamento de tubo ventilatório, substituindo o tubo oral), pois precisará de ventilação mecânica por um período prolongado. A cirurgia foi realizada pelo pneumologista João Pantoja.


Segundo o hospital, os procedimentos tiveram como objetivo "melhorar as condições para recuperação do paciente, vítima de traumatismo craniano".


Acidente


O veículo de Barreto capotou por volta das 23h de sábado na rua Real Grandeza, no acesso ao chamado túnel velho, no bairro Botafogo.


De acordo com a assessoria do cineasta, ele voltava do aeroporto Tom Jobim (Galeão), quando sofreu o acidente. Ele iria para o Piauí, onde participaria de um festival de cinema, mas não conseguiu embarcar.


Entre outros, Barreto dirigiu o filme "Lula, o Filho do Brasil", que conta a história do presidente desde seu nascimento, em 1945, em Pernambuco, até sua consagração como líder sindical, em 1980, no ABC paulista.



Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais