Cidadeverde.com

Temporal alagou 115 casas em Teresina; prefeitura retira famílias

Imprimir

Após reunião de emergência nesta tarde na casa do prefeito Sílvio Mendes, ficou definido que nesta quinta-feira (31) o gestor e sua equipe irão visitar as principais áreas de alagamento de Teresina após o temporal desta quarta. Segundo balanço da Prefeitura de Teresina, 115 famílias foram atingidas, sendo que quase 50 estão em um ginásio no bairro Itararé, zona sudeste, uma das áreas mais afetadas.




A comitiva sairá da casa do próprio prefeito às 8h, com membros das superintendências de desenvolvimento urbano - SDUs, da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania, e Assistência Social - Semtcas -, e o major John Feitosa, chefe do gabinete militar e Defesa Civil de Teresina.

A secretária de Assistência Social, Graça Amorim, divulgou após a reunião o levantamento da Prefeitura sobre a inundação de hoje. A zona norte foi a mais atingida, com 64 famílias, sendo que só 30 aceitaram sair de suas casas para serem recebidas em outras residências no programa Família Acolhedora. As demais, continuam nas áreas de risco.




As SDUs trabalham em conjunto na ajuda aos alagados, em especial na tentativa de convencê-los a deixarem suas casas antes do aumento das chuvas. A ação preventiva quer evitar problemas maiores com a intensificação do período chuvoso, como danos físicos em moradores.

Na zona sudeste, 49 famílias foram removidas de suas casas e levadas para o ginásio Edmilson Jorge, no Dirceu Arcoverde I. As zonas sul e leste tiveram uma família atingida cada.




A Fundação Municipal de Saúde vai monitorar as áreas atingidas com os agentes de saúde. O trabalho será intensificado nos abrigos. Há cuidados para evitar casos de dengue, mas a maior preocupação é com um possível surto de Gripe A.

Verba
Graça Amorim informou que a prefeitura fez um empréstimo ao BNDES para construir as primeiras casas das pessoas atingidas pelas inundações. Ela reclama que o município solicitou recursos ao Governo Federal seis meses atrás. São R$ 6 milhões para construção de casas, melhorias de estradas e bueiros. Segundo a secretária, nenhuma verba chegou.


Matérias relacionadas

Volume de chuvas em dezembro superou a média registrada 
Temporal causa engarrafamento na avenida Presidente Kennedy
Chuvas complicam o trânsito em vários pontos de Teresina 
Prefeitura ainda espera verba para combater alagamentos em Teresina 
Chuvas são 44% maiores que média de dezembro 
Trinta famílias estão alagadas na Vila da Paz após a chuva de hoje


Naruna Brito (flash)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais