Cidadeverde.com

Piauiense Cruz Nonata chega em 5º na São Silvestre 2009

Imprimir

Atualizada às 16h52min

Sérgio Shibuya/ZDL


Cruz Nonata vibra durante a chegada na São Silvestre 2009

A piauiense Cruz Nonata terminou a 85ª corrida de São Silvestre na quinta posição, melhor resultado da história de um atleta do Estado na mais tradicional prova de rua do país, disputada nas ruas de São Paulo na tarde desta quinta-feira (31).

Pasalia Kipkoech Chepkorir, do Quênia, venceu a prova com extrema facilidade - 52min30s. Olivera Jevtic, da Sérvia, ficou em segundo, seguida das brasileiras Marily dos Santos e Maria Zeferina Baldaia.

Pela colocação, a corredora piauiense leva o prêmio de R$ 4 mil. O técnico Adauto Domingos fatura bonificação de R$ 400.

Fotos: Ronaldo Milagres/ZDL


Cruz Nonata treinava na Usina Santana, zona rural de Teresina, e se mudou para Brasília no início do ano. Hoje ela é patrocinada pelo BM&F Atletismo, e depois disso ganhou duas provas no Troféu Brasil, 5 e 10 mil metros, e foi prata nos 10 mil metros no Sul-Americano deste ano, no Peru.

No Piauí, um dos seus principais apoios era o custeio da viagem para a São Silvestre, que ela conseguia após vencer uma seletiva do Governo do Estado - a Volta da Cajuína, prova que neste ano ela já não disputou mais. 

No ano passado, Cruz Nonata terminou a prova na sexta posição. Em 2005, ela estreou na corrida com o 28º lugar. No ano seguinte, já saltou para a 14ª posição. Em 2007, ficou em 11º.

Em 1998, José Teles de Souza, de Rio Grande do Piauí, conquistou o sétimo lugar na prova.

Prova masculina
James Kipsang, campeão de 2008, se distanciou dos concorrentes e venceu a São Silvestre com 44min40s, três segundos abaixo da marca do ano passado. Ele foi seguido dos compatriotas Elias Chelimo e Robert Cheruyot. O pódio foi completo por dois colombianos, Diego Colorado e William Naranjo. Clodoaldo Gomes da Silva foi o melhor brasileiro, com o oitavo lugar.

Matérias relacionadas
"Estou agradecida por ter superado esse desafio", festeja Cruz Nonata 
Técnico elogia Cruz Nonata: "Ela é um baita de um talento" 
INÉDITO: Cruz Nonata é prata no Sul-Americano de Atletismo 
Cruz Nonata leva mais um ouro no Troféu Brasil de Atletismo

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais