Cidadeverde.com

Themístocles Filho afirma que está pronto para assumir Governo

Imprimir

O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (PMDB), foi o primeiro entrevistado do ano na série 10 Temas, do Jornal do Piauí, exibida nesta segunda-feira (4) pela TV Cidade Verde. Entre os vários pontos discutiros, o parlamentar disse ser muito difícil a renúncia do governador Wellington Dias e seu vice Wilson Martins, mas que está pronto para assumir o Governo do Estado, se for preciso.



1) As grandes obras do Piauí passam pela Assembleia
Para provar, Themístocles Filho cita o exemplo do Governo do Estado, que enviou projeto para colocar dotar todas as cidades do Piauí de rodovias estaduais ou federais, e pediu empréstimo de R$ 1 bilhão. "O Governo solicitou autorização, e a Assembleia aprovou por unanimidade. Qual o deputado que pode se posicionar contra isso?".

2) Deputados pacificam questão da terra nos Cerrados
Outro exemplo de ação da Assembleia citado por seu presidente foi a comissão parlamentar criada para estudar os problemas dos cerrados. "A região do nosso Estado que mais produz são os nossos cerrados. Mas lá vinham pessoas de São Paulo e do Rio Grande do Sul para investir e ñão tinham a garantia da terra". A comissão trabalhou durante todo o ano, e aprovou recentemente projeto que dá mais tranquilidade aos investidores.

3) Maioria do Governo na Assembleia não inibe oposição
Perguntado se faltava espaço para os opositores na casa, a resposta foi enfática. "Falta nada. A oposição, agora com a nossa TV Assembleia, tem até vontade de discutir mais. Além de discutir com os parlamentares, discute com a grande população", disse Themístocles, ressaltando ainda que os opositores sempre estiveram com o Governo, e com o Piauí, quando foi preciso.

4) TV Assembleia muda para o Monte Castelo em 2010
Hoje com estúdios na própria sede da Assembleia, a emissora fará instalações na região mais alta da cidade com emenda do deputado federal Themístocles Sampaio (PMDB/PI). "Eu quero copiar a TV Cidade Verde. Você tem um estúdio bonito...", brincou o presidente da Alepi.

5) Se tiver que assumir o Governo, estou pronto
Themístocles Filho avisa que está preparado para a hipótese de assumir o governo, caso Wellington Dias e Wilson Martins renunciem aos cargos. "Não está nos meus planos, mas a ordem é essa", disse o deputado, reforçando que a disposição do vice-governador é ser candidato ao Governo do Estado, assim como W. Dias deve disputar o Senado.

6) Medo de perder o mandato impõe unidade no PMDB
"Nesta eleição, o PMDB está convencido que é importante sua união para manter a sua força, o seu espaço político. A Justiça Eleitoral hoje está muito rígida. Se alguém não seguir a orientação do partido, pode até perder o seu mandato". Para Themístocles, isso faz a diferença. "Quem  é o deputado que quer ir para uma eleição difícil e depois o suplente entra com ação para caçar seu mandato?".

7) Congresso é omisso e fragiliza mandatos concedidos pelo povo
O deputado culpa o Congresso Nacional pelo número de cassações de prefeitos após as eleições de 2008, e disse que os parlamentares federais são omissos. "Não culpo a Justiça. Cabe ao Congresso Nacional realmente dar força ao povo. Só quem pode tirar é a população. colocou, a legislação tira. Mas do jeito que está aí, qualquer político corre o risco de perder o cargo".

8) Cada eleição é uma eleição diferente
Themístocles Filho negou que vá haver "traição" nas eleições de 2010. Ele frisou que só a convenção define os rumos do partido, mas que já há acordo para o PMDB ficar na base aliada. "O natural é o PMDB seguir com o Governo". Ele não acredita que a sigla vá para a oposição.

9) Oposição só tem um nome
Para o deputado, ao contrário da base aliada, a oposição só tem o prefeito Sílvio Mendes como candidato. "Se o prefeito não for candidato, a oposição fica muito difícil ir para o pleito".

10) Mensagem para 2010
"Paz, felicidade, amor. Todo mundo trabalha para ter felicidade, e é isso o que eu desejo. Se muita coisa acontece de errado no mundo, falta Deus no coração de muita gente. Espero que 2010 seja bem melhor que 2009".

Amadeu Campos (TV Cidade Verde)
Fábio Lima (Da Redação)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais