Cidadeverde.com

Safra de grãos já supera em mais de 4% a anterior

Imprimir

O quarto levantamento da safra de grãos 2009/10 elaborado pela Conab e divulgado nesta quinta-feira (7) pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, mostra que o Brasil terá a segunda maior produção da história, com um volume de 141,35 milhões de toneladas. O resultado é 4,6% superior ou 6,21 milhões t a mais que as 135,13 milhões t da temporada anterior. A maior colheita registrada até agora é de 144,1 milhões t, em 2007/08.

Já em relação ao mês anterior (140,60 milhões t), o crescimento é de 0,53%. A estimativa favorável deve-se às boas condições climáticas ocorridas durante o desenvolvimento dos grãos (algodão, arroz, feijão primeira safra, milho primeira safra e soja), nos meses de outubro a dezembro e cujo plantio está praticamente concluído. O incremento do quadro atual é devido, sobretudo, à recuperação das lavouras de milho primeira safra e da soja, culturas que na safra passada sofreram com a estiagem, principalmente nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e de Mato Grosso do Sul.

No caso específico da soja, o estudo confirma a oleaginosa como a que mais cresce no país, com 65,16 milhões t, 14% ou 7,99 milhões t a mais que as 57,17 milhões t produzidas em 2008/09. Se não houver alterações significativas no clima nos próximos meses, a produção de soja será recorde.

Outra cultura que registra crescimento, mesmo com redução de área, é o feijão primeira safra, com aumento de 8,3%, ou colheita de 111,1 mil t, resultado da recuperação da produtividade afetada no ano passado pela estiagem, especialmente no Paraná.

Por outro lado, apresentam queda o milho (-3,9% ou 1,31 milhão t), o algodão (-1,2% ou 22 mil t) e o arroz (-4,6% ou 572,3 mil t), sendo que a semeadura deste ainda não foi finalizada no Rio Grande do Sul por causa do excesso de chuvas.

Área – A área total plantada está calculada em 47,88 milhões de hectares, superior em 0,4%, ou 208 mil hectares a mais que a ocupação do ciclo anterior. À exceção da soja, todas as culturas pesquisadas acusaram redução de área.

A atualização dos números foi realizada pelos técnicos da Conab entre 14 e 18 de dezembro, de acordo com informações prestadas por produtores, representantes de cooperativas e sindicatos rurais, órgãos públicos e privados.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais