Cidadeverde.com

Militares feridos no Haiti chegam ao Brasil e reencontram parentes

Imprimir

Parentes dos 16 militares que desembarcaram na tarde desta sexta-feira (15) na base área do Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, emocionaram-se ao reencontrar os militares feridos após o terremoto do Haiti.




Emocionados, os feridos, em sua maioria jovens, beijavam e abraçavam pais, irmãos e mulheres. Após o rápido reencontro, todos seguiram em um ônibus para o Hospital Militar, que fica no Cambuci, na região central de São Paulo, onde ficarão em quarentena. Segundo o Exército, o procedimento é padrão quando os militares retornam do exterior, e dura normalmente uma semana.




Chegada

O avião transportando 16 dos 25 militares brasileiros que, segundo o Exército, ficaram feridos em decorrência do terremoto que devastou o Haiti pousou na base aérea pouco depois das 12h30 desta sexta-feira. Inicialmente, o Exército disse que 18 homens foram trazidos para o Brasil. Entretanto, o comando informou, após o pouso da aeronave, que dois dos militares que viriam neste voo decidiram ficar no Haiti.



O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu do país da América Central pouco antes das 6h desta manhã.  Dois dos feridos saíram do local em uma ambulância. Os outros foram colocados em um ônibus, dois deles estavam em cadeiras de rodas.


Após deixar os feridos em São Paulo, o avião deve seguir para o Rio de Janeiro, onde vai ser abastecido com mais equipamentos, e partir às 17h para o Haiti, levando mais mantimentos, equipamentos e pessoal especializado em salvamentos para a ajuda humanitária às vítimas e para os militares das Forças de Paz.

Até agora, foram enviados seis aviões brasileiros para a capital do Haiti, Porto Príncipe. Oficialmente, o Exército brasileiro diz que 14 militares morreram no Haiti e quatro estão desaparecidos. Entretanto, o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim disse que é um eufemismo (uma maneira de suavizar a expressão) falar em sobreviventes neste momento. Portanto, o número de mortos chegaria a 18.





O terremoto de 7 graus de magnitude que atingiu o Haiti na última terça-feira (12) danificou ou destruiu completamente grande parte dos hospitais e centros médicos da região da capital Porto Príncipe, fazendo com que o já precário sistema de saúde haitiano desmoronasse de vez.



A Cruz Vermelha do Haiti anunciou nesta quinta que estima entre 45 mil e 50 mil o número de mortos pelo terremoto que devastou o país na terça-feira. Segundo a entidade, há pelo menos três milhões de feridos ou desabrigados.



Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais