Cidadeverde.com

Anvisa fiscaliza drogarias e proibe remédios fora do balcão

Imprimir

A Anvisa colocou em vigor a proibição da venda de alimentos, óculos e outros artigos que possam induzir a compra de medicamentos indiscriminadamente. Também está proibida a venda de remédios do lado de fora do balcão.

A medida entrou em vigor ontem e o órgão promete apertar a fiscalização.

As farmácias podem continuar vendendo artigos como produtos de higiene e óculos. Neste último caso, só estão autorizados estabelecimentos situados em cidades que não possuírem óticas.

Os remédios não podem mais ser expostos em gôndolas do lado de fora do balcão. A medida é para proteger o consumidor de comprar medicamentos sem prescrição, diminuindo o problema da automedicação.

Segundo a médica geriatra Rejane Prestes, a automedicação pode levar a morte. Cerca de 5% das mortes no Brasil são ocasionadas pelo uso de remédios sem prescrição médica.

"Qualquer medicação é uma droga que tem efeito colateral. A maior causa de insuficiência renal é o uso indiscriminado de anti inflamatório. Em idosos, o cuidado deve ser redobrado porque eles já tem uma natural diminuição da função renal e nós só temos duas formas de eliminar os remédios: pelo rim ou pelo fígado", explica a médica.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais