Cidadeverde.com

MDS suspende pagamento do Bolsa Família para mais de mil piauienses

Imprimir

O Ministério do Desenvolvimento Social suspendeu o pagamento do Bolsa Família para 1.150 beneficiários no Piauí. A medida foi tomada após investigação sobre a frequência escolar das crianças, que é fator primordial para que as famílias recebam o benefício. Os dados foram coletados em outubro e novembro.

De acordo com a secretária estadual da Assistência Social, Gilvana Gayoso, o ministério faz um acompanhamento rigoroso quanto aos fatores que qualificam as famílias beneficiadas, dentre eles acompanhamento de saúde e educação.

"O MDS envia técnicos aos municípios em que é observada a baixa frequência escolar. Se constatada, as famílias são advertidas para explicar os motivos pelos quais as crianças não estão frequentando a escola. Caso não compareçam para atualizar os dados, o benefício é suspenso e depois cancelado", explica Gilvana.

De fato, no Piauí foram cancelados definitivamente 46 benefícios. Mas, segundo a secretária, mesmo essas famílias ainda podem reaver o direito de receber, bastando comprovar a adequação aos fatores exigidos pelo ministério.

Mais de 400 mil famílias recebem o benefício no Piauí. Todos os meses são repassados R$ 45 milhões para o pagamento.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais