Cidadeverde.com

Emprego na indústria maior alta em novembro desde 2004

Imprimir

O emprego na indústria brasileira cresceu 0,8% em novembro, ante o mês imediatamente anterior, com ajuste sazonal, segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira. O avanço mensal é o maior verificado desde março de 2004.

"Mesmo assim, o nível de emprego permanece inferior ao patamar do período pré-crise", destacou a CNI, informando que esse indicador registrou queda de 2,7% em relação a novembro de 2008.

Outros indicadores confirmam que a indústria brasileira mantinha-se em ritmo de retomada em novembro. O faturamento apresentou o sétimo mês seguido de aumento, com taxa de 1,3% em relação a outubro, com ajuste sazonal. Em relação a novembro de 2008, o indicador registrou alta de 8,4%.



As horas trabalhadas subiram 2,6% e a massa salarial, que cresceu 8,7% em novembro na relação com o mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano anterior houve um crescimento de 1,5%.

O nível de utilização da capacidade instalada ficou 81,4% em novembro, no quinto avanço mensal consecutivo. Este patamar é o mais alto desde outubro de 2008, quando o indicador ficou em 82,4%.

"Após três meses consecutivos de variação positiva podemos afirmar que o processo de retomada do crescimento já está instalado. Depois de um ano da crise o setor industrial mostra essa tendência, mas isso não significa que superamos a crise", afirmou o gerente de políticas econômicas da CNI, Flávio Castelo Branco.

Fonte: terra

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais