Cidadeverde.com

FMS implanta cotas para consultas no Hospital Getúlio Vargas

Imprimir

A Coordenadoria Geral do Sistema Único de Saúde (CGSUS) de Teresina vai designar, para cada unidade de saúde da rede municipal de Teresina, a partir de agora, cotas de consultas específicas para o Hospital Getúlio Vargas. O objetivo é normatizar o sistema e garantir a prioridade do atendimento aos pacientes provenientes das unidades da atenção básica de saúde espalhadas pela cidade. A determinação é do presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Firmino Filho.


Segundo o presidente da FMS, esse agendamento de cota já havia sido acertado em reuniões anteriores, o que falta agora é um melhor entendimento e comunicação entre os gestores para organizar, nesse sentido, o sistema. Outra decisão acertada durante o encontro enfatiza que, também apartir de agora, todos os encaminhamentos para cirurgia no HGV, por parte das unidades de saúde do município, incluindo o HUT, têm que estar acompanhados da ficha de transferência, da prescrição médica e do carimbo do Serviço Social da unidade.


“Alguns pacientes deixam de ser atendidos no HGV porque não apresentam a prescrição do médico, aí então ele é orientado a voltar ao hospital de origem para pegá-lo”, explicou o diretor do HGV, Noé Fortes. O paciente que for encaminhado, por exemplo, pelo HUT para o HGV, tem, inicialmente, que ter sido atendido e internado pelo Hospital de Urgência. Muitas vezes o paciente é encaminhado pelo profissional de uma clínica particular para o HUT, para somente pegar um encaminhamento para o HGV, sem passar pelo atendimento de urgência, o que não é permitido.


Nesse caso, para ser recebido pelo HGV, o paciente tem que ter sido, antes, internado no HUT, onde recebe os documentos necessários para encaminhamento ao HGV. Outra situação prevê que, preenchida a cota de atendimento de um hospital municipal para alguma área médica especializada do HGV, nova solicitação pode ser feita, até mesmo por meio de telefone. Outro entendimento dá conta de que, chegando ao HGV, se o paciente exigir atendimento para determinado profissional de sua preferência, se este não estiver disponível para aquele dia, então o próprio hospital se encarrega de fazer a remarcação para uma data posterior.


Para consolidar esse acordo, os participantes do encontro acertaram nova reunião para esta quarta-feira, no HGV, onde o representante do CGSUS vai colocar à disposição dos diretores dos hospitais as cotas de atendimento do HGV para as áreas médicas especializadas.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais