Cidadeverde.com

Mulheres perderam mais empregos durante a crise, mostra pesquisa

Imprimir

As mulheres foram mais afetadas pelos efeitos da crise econômica mundial no mercado de trabalho do que os homens, aponta pesquisa realizada pelo governo federal. Segundo os dados, as brasileiras perderam 3,1% do total de postos de trabalho entre outubro de 2008 e abril de 2009. No mesmo período, o percentual foi de 1,6% entre os homens.


Os dados serão apresentados durante o Fórum Social Temático da Bahia pela gerente de projetos da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Luana Pinheiro. Segundo ela, a pesquisa mostra que, por estarem inseridas no mercado de trabalho em condição mais precária, as mulheres foram as que mais sofreram com os reflexos da instabilidade financeira.




"O vínculo é mais frágil, elas não têm carteira assinada e estão em situação informal", destacou Luana. "As mulheres tendem a voltar para a inatividade ou para dentro de casa e até conseguem entrar no mercado de trabalho, mas em um processo de substituição do emprego masculino, mais caro, pelo seu, mais barato", completou.


O Fórum tem como um dos primeiros temas em debate a participação das mulheres na recuperação econômica do Brasil e do mundo após o auge da crise financeira internacional. Para a primeira magistrada negra do país, Luislinda Valois, o tema é "palpitante" e "veio em boa hora".


"Estamos precisando de reconhecimento da competência e da capacidade da mulher e de sua participação na evolução econômica da Bahia, do Brasil e do mundo. Isso está acontecendo lentamente e precisando de um estímulo maior", disse.



Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais