Cidadeverde.com

Lula retoma agenda nesta segunda com seis compromissos oficiais

Imprimir

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retorna ao trabalho nesta segunda-feira (1º) com seis compromissos em sua agenda oficial. A volta ao dia a dia da Presidência acontece seis dias depois de ele sofrer uma crise de hipertensão, em Recife, onde chegou a ser levado a um hospital.


O presidente começa o dia com despachos internos no Palácio da Alvorada, às 9h. Depois, às 10h, participa da cerimônia de abertura do Ano Judiciário, quando os tribunais superiores terminam o recesso. A solenidade, que acontece no Supremo Tribunal Federal (STF), também é acompanhada pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP).




Às 11h30, o presidente participa de reunião de avaliação do programa Territórios da Cidadania, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Depois do almoço, às 15h, tem em sua agenda mais despachos internos. Às 16h30, ele participa da apresentação de credenciais dos novos embaixadores de Cuba, Coreia do Sul, Panamá e Paquistão no Brasil.


O presidente encerra o dia com a cerimônia de abertura de 100 escolas técnicas federais, em um hotel a menos de um quilômetro da portaria do Palácio da Alvorada. O evento está marcado para as 18h. De acordo com a agenda oficial divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência, esse é o último compromisso oficial de Lula na segunda.


Exames e repouso


Depois de uma bateria de exames realizada neste sábado (30) no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, Lula seguiu para Brasília com a primeira-dama, Marisa Letícia, para repousar (veja vídeo acima). Antes de retornar a Brasília, na quinta e na sexta-feira, o presidente descansou em seu apartamento, em São Bernardo do Campo.


O presidente desembarcou na Base Aérea de Brasília por volta de 13h e seguiu de helicóptero para o Palácio da Alvorada, sem agenda oficial ou previsão de receber visitas durante o final de semana.

 
Em São Paulo, Lula foi submetido a um ecocardiograma, para avaliar a função dos músculos do coração, ultrassonografia de abdome total, tomografias de crânio, carótida, tórax, coronária, abdome e do sistema vascular, além de avaliação urológica e exames de sangue e urina, segundo a assessoria do InCor. A primeira-dama também passou por exames. Os resultados preliminares apontaram que o estado geral de saúde de ambos é bom.


Ao terminar o check-up, em São Paulo, por volta de 11h de sábado, Lula disse que ficou preocupado com o quadro de pressão alta que teve, mas afirmou que vai tentar manter a agenda de viagens.


“Vamos ter que encontrar um jeito. O problema é que temos que continuar viajando pelo Brasil. Temos muita coisa pra fazer. Este ano é o último ano [de governo] e a gente não pode deixar a peteca cair. Se a gente esmorece, todo mundo esmorece", disse. 


Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais