Cidadeverde.com

Cearense desbanca favoritos nas motos e vence o Cerapió 2010

Imprimir

O seu retrospecto desde que começou a disputar o Cerapió/Piocerá, o maior rally de regularidade da América Latina, já dava sinais de que o cearense lá de Santa Quitéria não estava para brincadeira. Desde o ano passado que o jovem piloto causava preocupação nos grandes adversários que tinha, diga-se de passagem, ninguém menos que os profissionais Dário Júlio e o capixaba Sandro Hoffmann, bicampeão e hexacampeão másteres, respectivamente, do Cerapió/Piocerá e campeões brasileiros de enduro. Somente no Rally Piocerá 2009, Helâindo Onofre Jales, na sua estreia na Master, perdeu o título para Dario Júlio, ficando com o vice-campeonato, mas pela diferença mínima de um ponto. Dessa vez, ele desbancou seu adversário com uma diferença de nove pontos, o que pode ser considerada grande nesta categoria.


Helâindo subiu no lugar mais alto do pódio nas outras vezes que participou do Cerapió/Piocerá.  Em 2006, foi campeão novato; em 2007 campeão júnior e em 2008 campeão sênior. O cearense é, portanto, tetracampeão, só que em diferentes categorias.




Quando perguntado como ele consegue tanta regularidade e principalmente vencer tantos competidores com mais experiência e até estrutura que a de sua equipe, ele responde: “Tenho determinação e garra demais. Fico contabilizando meu desempenho e o deles e busco superar meus erros para conseguir um melhor resultado. Não tenho patrocínio oficial e não posso dizer que sou bom no que faço, porque bom somente Deus e sem Ele eu não estaria tão feliz com esse resultado”.


E na Master o resultado ficou assim: Helâindo o grande campeão, Dário Júlio em 2º, Sandro Hoffmann em 3º; Pedro Emílio, do Piauí, em 4º e o mineiro Nelson Costa de Santana Filho, em 5º. Na categoria Sênior, Wesley de Macedo e Airton Uchoa fizeram a dobradinha para o Piauí, com Paolo Mussalém, do Maranhão, em 3º; Hérculo Onofre Jales, que é irmão de Helâindo, em 4º e Miguel Ribeiro em 5º.


Na categoria Executivo, Paulo Cabral, de Fortaleza-CE foi o campeão, superando o paranaense Péricles Dutra, que ficou com o vice; o paulista Eduardo Miota Corona, o 3º; Sérgio Vieira Borges, o 4º e o carioca Marcelo Bombana, o 5º colocado. “É a primeira vez que sou campeão, desde 2004 que corro, mas agora consegui. Acho que venci nos detalhes, porque os concorrentes todos estavam nivelados”, disse o campeão.


Na categoria Over, o campeão foi Álvaro Weyne, de Fortaleza, seguido por Heleno Gontijo, de Divinópolis-MG, em 3º venceu Marcos Lopes, de São Paulo; em 4º Alfredo de Miranda Filho, de Fortaleza e em 5º Amilar Rodrigues, de Timóteo, Minas Gerais.


Na categoria Júnior, o mineiro Cláudio Ferreira da Silva Jr., da Equipe Lobo Guará, garantiu o título maior na sua estréia no rally. E o favoritismo era grande, já que ele foi o campeão novato em um dos maiores enduros do país, o Independência, realizado em Minas Gerais. Em 2º, ficou Ricardo Mendes, de Goiás; em 3º Miguel Mussalém, de São Luís-MA; em 4º Rodrigo Santana, de Gurupi, Tocantins e em 5º Alexandre Bortot, de Poá-SP.


O campeão na Novato foi Cláudio Teixeira Ribeiro, da cidade de Ubá, em Minas Gerais. “A prova estava boa demais e meu apoio foi eficiente, o que me ajudou muito. Uma aventura assim... sem igual. É a primeira vez que venho e pretendo voltar outras vezes”, disse o mineiro que desbancou o paraense Wagner de Oliveira, que levou o 2º lugar, André Serafim, de Guarulhos, o 3º; Gabriel Fonseca Silva, o 4º, e Harley Rosa, de Nova Russas, Ceará, em 5º.
 
 
Confira os campeões
 
Motos

Master
1º - Helâindo Onofre Jales - CE
2º - Dário Júlio - MG
3º - Sandro Hoffmann - ES
4º - Pedro Emílio - PI
5º - Nelson Costa de Santana Filho -  MG
Senior
1º - Wesley Antunes de Macedo – PI
2º - Airton Uchoa - PI
3º - Paolo Mussalém - MA
4º - Hérculo Onofre Jales - CE
5º - Miguel Ribeiro - BA
Executivo
1º - Paolo Ricardo Cabral - CE
2º - Péricles Lopes Dutra - PR
3º - Eduardo Miota Corona - SP
4º - Sérgio Vieira Freire Borges - RN
5º - Marcelo Bombana - RJ
Over
1º - Álvaro Sanguesa Weyne - CE
2º - Heleno Gontijo de Sousa - MG
3º - Marco Lopes - SP
4º - Alfredo de Miranda Filho – CE
5º - Amilar José Rodrigues - MG
Junior
1º - Cláudio da Silva Júnior - MG
2º - Ricardo Mendes - GO
3º - Miguel Mussalém - MA
4º - Rodrigo Ribeiro - TO
5º - Alexandre Chiarello Bortot - SP
Novato
1º - Claudio Teixeira Ribeiro - MG
2º - Wagner Sousa de Oliveira - PA
3º - André Luiz Serafim - SP
4º - Gabriel Fonseca Silva -
5º - Harley Rosa - CE
 Moto Rally
1º - Júlio César Medeiros - SP
2º - Aristófanes Brasileiro - CE
3º - Cláudio Sérgio B. Machado - PI
4º - André Luiz de Sousa - CE
5º - Luciano Martins de Nóvoa - MA


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais