Cidadeverde.com

Impasse entre leis emperra solução do Teatro 4 de Setembro

Imprimir

A liberação de mais de lugares no Teatro 4 de Setembro parece ainda estar longe de acontecer. Isso porque um impasse entre a Lei de Preservação do Patrimônio e a que determina a Fiscalização dos Bombeiros nos prédios entram em conflito e não permitem que este problema seja solucionado.


Segundo o Major José Veloso, do Corpo de Bombeiros, a situação é complexa. Após a reforma do teatro em 2008, foi constatada uma série de irregularidades como a falta de saídas de emergências nos pisos superiores. “O teatro é muito antigo e tem estruturas que não podem ser mexidas. Além disso, o material diferente de hoje em dia é diferente do que foi utilizado na construção e o sistema hidráulico não pode ser mexido em alguns lugares, por exemplo”, descreve.


Para tentar sanar este problema, o governo do estado está realizando estudos para verificar a melhor forma de mexer na estrutura do prédio, de acordo com o major.


Números
Em 2009, o Corpo de Bombeiros realizou 8.066 vistorias de regularização em prédios apenas em Teresina. A maioria destas vistorias foi provocada por órgãos como uma denúncia.


Após ser verificada alguma irregularidade, o dono do imóvel recebe um atestado e tem um ano para que sejam feitos os reparos dos problemas. Caso isso não seja feito, o local é interditado.


Litoral
O Corpo de Bombeiros fará vistorias nos locais que receberão grandes eventos em Parnaíba e Luiz Correia, da próxima quarta até sexta. Cinco oficiais participarão da ação e devem treinar mais 15 militares para auxiliar nos trabalhos.



Flash de Teresa Farias
Redação Carlos Lustosa Filho

[email protected]


Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais