Cidadeverde.com

Doutora em ferida, Maria Helena da USP dá palestra na Ufpi

Imprimir

A professora doutora da USP (Universidade de São Paulo), Maria Helena Larcher Caliri, proferiu palestra na tarde desta quinta-feira (18) no setor de Enfermagem da Ufpi (universidade Federal do Piauí). Maria Helena, que é uma das maiores especialistas em feridas do país, falou sobre a prevenção e os cuidados que se deve ter com a úlcera de pressão.





Esse tipo de ferida é causado pela falta de mobilidade de um paciente que está acamado. Durante a palestra, a doutora fez um histórico das pesquisas que existem sobre a importância dos cuidados adequados para evitar que a úlcera se agrave e leve à morte do paciente. "As práticas trazem melhor qualidade de vida ao paciente e valorizam o enfermeiro", afirma Maria Helena.

Segundo a doutora, algumas precauções são fundamentais para evitar a ocorrência como não deixar áreas do corpo do paciente molhadas, passar hidratante nele, mudá-lo frequentemente de posição e colocar colchão específico para essas situações.


Sandra Marina Gonçalves Bezerra, professora da Ufpi, realizou uma pesquisa no Piauí com 102 pacientes. Nos resultados, constatou-se a úlcera de pressão em 23,52%. "A maioria dos pacientes já estava no estágio 4, considerado o mais grave", conta  Marina, que apresentará a pesquisa como tese de mestrado. Ela e a orientadora, Maria Helena Barros de Araújo Luz, assistiram à palestra da doutora.






Flash Yala Sena (Direto da Ufpi)
Redação: Naruna Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais