Cidadeverde.com

A conquista do time do Botafogo na Taça Guanabara

Imprimir
Na temporada de 2009 o Vasco da Gama batalhou muíto para voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. Sofreu o abalo do rebaixamento e teve que lutar bravamente para recuperar a posição. Teve momentos difíceis, mas foi superando os obstáculos até vencer a Série B.

 Iniciada a nova temporada, o Presidente Roberto Dinamite teve que contratar novo técnico(Wágner Mancini) e alguns jogadores, com destaque para Dodô, a fim de enfrentar o chamado Campeonato Carioca, uma das paixões da torcida do futebol do Estado do Rio de Janeiro. O Gigante da Colina foi batendo seus adversários e chegou à final.



O adversário na final foi o Botafogo, que vinha de uma má campanha no Campeonato Brasileiro de 2009, quando somente na última rodada conseguiu escapar do rebaixamento.  Para a disputa do Campeonato Carioca a diretoria conseguiu bons reforços, com citação especial para o goleiro Jéfferson e os atacantes Caio, Loco Abreu e Herrera. O começo foi complicado e marcado por uma tremenda goleada sofrida diante do Vasco da Gama por 6 x 0.  Joel Santana foi chamado para assumir o comando do time e a recuperação começou.

Nas semifinais Vasco da Gama e Botafogo superaram os adversários considerados mais fortes, respectivamente Fluminense e Flamengo, e e decidiram o título em domingo de festa no Maracanã. Durante todo o primeiro tempo e até metade do segundo, o Vasco teve mais posse de bola, mas sem objetividade, enquanto o Botafogo atacava menos e era mais perigoso.

A grande esperança de gols para os vascainos era Dodô, em jornada apagada. Felipe Coutinho tentava fazer jogadinhas de efeito e apenas Carlos Alberto dava trabalho aos adversários. Do outro lado, Loco Abreu e Herrera faziam a defesa vascaina suar a camisa, até que Fábio Ferreira marcou 1 x 0 para o Botafogo aos 25 minutos da fase final. Em seguida, o vascaino Newton agrediu o excelente Caio e foi expulso.Nos últimos cinco minutos Tite fez pênalti e também foi expulso.Gol de Loco Abreu e 2 x 0 para o Botafogo, campeão.



Foi um jogo com características de decisão. Houve muíta luta de lado a lado e mais de 80 mil torcedores estiveram no Maracanã. A arbitragem teve um erro grave ao não marcar pênalti de Fernando em Loco Abreu, quando o placar era de 0 x 0.


VITÓRIA DO PALMEIRAS

No clássico do Campeonato Paulista o Palmeiras bateu o São Paulo por 2 x 0 e logo na semana do segundo jogo com o Esporte Clube Flamengo pela Copa do Brasil. Foi a estreia do técnico Antônio Carlos como substituto de Muricy Ramalho. A vitória no clássico deu tranquilidade aos alviverdes para o compromisso com o rubro-negro piauiense. O Flamengo enfrentaria um adversário em crise e agora mudou o panorama do jogo. O Palmeiras passa a ser um time em processo de recuperação. A situação mudou para melhor ou para pior ? A resposta virá com o jogo na quinta-feira no Palestra Itália.

O PARNAHYBA VENCEU

O amistoso realizado no Estádio Mão Santa, terminou com a vitória do Parnahyba sobre o Maranguape do Ceará por 1 x 0, gol de Geilson, marcado aos 25 minutos do segundo tempo. Domingo(28) os parnaibanos estreiam no Campeonato Piauiense, atuando no Lindolfo Monteiro diante do River.

CINCO FINAIS

Com a vitória de 2 x 0 sobre o Vasco da Gama, o Botafogo garantiu presença na final do Campeonato Carioca pelo quinto ano consecutivo. As quatro decisões anteriores o alvinegro venceu uma e perdeu três para o Flamengo. Agora o time de General Severiano vai decidir o título com o vencedor da Taça Rio. Se o vencedor for o próprio Botafogo, não haverá decisão.


Dídimo de Castro
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais