Cidadeverde.com

Micro e pequenas empresas criam 74% das vagas de empregos

Imprimir


Segundo análise feita pelo Sebrae, os empreendimentos que empregam até quatro pessoas responderam por 57,1% (103.590) das novas vagas. As empresas que empregam entre 5 e 19 empregados responderam por 2,8% do saldo. O percentual referente às pequenas empresas, que empregam entre 20 e 99 trabalhadores, foi de 14,1%. Já a participação das médias e grandes empresas foi, respectivamente, de 18% e 8% do total.


Os dados são do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), publicados mensalmente pelo Ministério do Trabalho e cujos resultados subsidiam a tomada de decisões para ações governamentais.


Para a gerente da unidade de gestão estratégica do Sebrae, Raissa Rossiter, o número líquido de empregos gerados em janeiro é efeito positivo da retomada do crescimento do país. Segundo ela, esse comportamento tem impulsionado empresas de todos os portes. “O retorno da dinâmica nas grandes empresas, por exemplo, desencadeia demanda de bem e serviços para as micro e pequenas”, afirma.


Como exemplo, ela destaca o aumento dos empregos gerados na indústria de transformação (7,8%) pelas microempresas, com até quatro trabalhadores. O dado é tido como novidade no Caged de janeiro, sendo o terceiro setor que mais gerou postos de trabalho por esse segmento.


Setores

As micro e pequenas empresas participaram mais efetivamente dos saldos totais de emprego nos setores de serviços (28,8%), indústria de transformação (22%) e construção civil (16,9%), não extinguindo postos de trabalhos nos demais. As microempresas que empregam até quatro trabalhadores participaram significativamente no saldo total dos serviços (21,2%), comércio (15,7%) e indústria de transformação (7,8%), gerando empregos líquidos nos demais.


Os empreendimentos de maior porte, entre 100 e 499 trabalhadores e 500 ou mais, participaram mais intensamente nos saldos de emprego dos setores da indústria de transformação, com 9,8% e 6,2%, respectivamente, e da construção civil, com 7,7% e 5,4%, respectivamente, extinguindo postos no comércio, na administração pública e na agricultura.

 
Fonte: CDL

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais