Cidadeverde.com

Promotores e comando da PM se reúnem para discutir greve da Civil

Imprimir
Fotos: Simplício Júnior

Promotores do Ministério Público se reuniram com o comando da Polícia Militar no Piauí no início da tarde desta terça-feira (23). Na pauta, tentar impedir o confronto entre PMs e grevistas da Polícia Civil, após o tumulto ocorrido na manhã de hoje no Instituto Médico Legal, que terminou com duas pessoas feridas. O encontro ocorreu no quartel do Comando Geral da PM.

Participaram da reunião os promotores Fernando Ferreira dos Santos, Rita de Fátima Moreira Sousa, e Leida Diniz, além do vereador Edvaldo Marques, coronel da PM que preside a comissão criada na Câmara para acompanhar a solução desse impasse. Pela Polícia Militar, estavam o subcomandante geral, coronel Adersino Moura, o comandante do policiamento da capital, tenente-coronel Albuquerque, e o comandante geral, coronel Francisco Prado. Também marcou presença o secretário de Segurança, Robert Rios.


O promotor Fernando Ferreira acordou com o comando de greve que tentaria conseguir a retirada dos PMs do IML. Em entrevista, ele disse ter recebido compromisso do comandante e do secretário de segurança de que o contigente seria reduzido apenas ao necessário  para manter a segurança e funcionamento do local. Não disse quantos.

Logo depois, o comandante da PM deixou a reunião e declarou que os policiais militares só deixarão o IML em duas situações, caso o secretário ou o governador do Estado determimem, ou se os policiais civis suspenderem a greve.

Sobre os tiros, coronel Prado frisou que a polícia só foi armada com munição não letal - balas de borracha, spray de pimenta e gás lacrimogênio. Segundo ele, só oficiais tinham munição real, que não foram usadas. Caso alguém tenha disparado um tiro com munição real, o comandante garantiu que o caso será investigado. 

Robert Rios reafirmou que não negocia com os grevistas por determinação do governador, que é contra tentativa de acordos com servidores em greve. Além disso, declarou não ter poder para dar reajuste salarial.

Simplício Júnior (TV Cidade Verde, flash do local)
Fábio Lima (da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais