Cidadeverde.com

Conselho instaura mais de 170 ações contra promotores no Piauí

Imprimir
Em entrevista coletiva, o conselheiro nacional do Ministério Público, Sandro Neis declarou que existem no Piauí 178 procedimentos para apurar denúncias contra promotores no Estado. Entre os exemplos citados estariam o de promotores eleitorais que estariam exercendo seu cargo caso filiados a partidos políticos, uso irregular de diárias, altos-salários, cargos comissionados irregulares, sonegação de Imposto de Renda entre outros. O CNMP solicitou a instauração de uma comissão regular para apurar as denúncias. 

Leilane Nunes/Cidadeverde.com


“Houve informações ao conselho denunciando servidores e promotores e há a recomendação de uma apuração rigorosa. Essas investigações estão sendo feitas há algum tempo. A situação do estado é preocupante e essas inspeções serão constantes no estado”, declarou Neis. Ele afirma ainda que uma nova inspeção será realizada em julho e agosto para saber se as medidas corretivas estão sendo tomadas.


O caso mais grave, segundo o conselheiro é o dos promotores eleitorais filiados a partidos políticos e daqueles que assumiram cargos em municípios do interior, mas sequer têm residência na cidade. Também serão investigados os servidores que após as investigações resolveram se aposentar a fim de não serem punidos. “Mesmo estes promotores aposentados serão punidos”, assegura.  Foram encontrados ainda em computadores de servidores do MP conteúdo pornográfico, fotos, vídeos, músicas, mas todos os arquivos já foram apagados. 



Fonte
Uma comissão local da procuradoria terá 30 dias para fazer o levantamento de todos os acusados e sobre a procedência destas acusações.  “Essa comissão do Conselho está identificando se há ou não resistência por parte dos servidores em fornecer informações para apuração destas denuncias”, declara Neis.


O prazo para a conclusão das investigações será de três meses. Para os culpados, que devem ser julgados pelo Conselho Nacional, estão previstas de pequenas advertências a cassação e suspensão de aposentadorias e suspensão do serviço público. Três conselheiros ficam até sexta à tarde em Teresina.


Neis acrescenta que as investigações não irão comprometer o andamento das eleições.


Flash de Leilane Nunes
Redação Carlos Lustosa Filho

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais