Cidadeverde.com

6ª edição do Festival de Violão homenageia músicos de Teresina

Imprimir

Tommy Emmanuel faz a abertura do evento

O Festival Nacional de Violão do Piauí (Fenavipi), que será aberto hoje, às 20 horas, no Theatro 4 de Setembro, com a apresentação da Orquestra de Violões de Teresina e do violonista australiano Tommy Emmanuel, não esquece suas raízes e presta homenagens a três nomes da música da capital piauiense.


Maria Mercedes Castro, a Dona Mercês Pedra Branca; o maestro Linhares, da Banda 16 de Agosto; e a professora Yêda Caddah são os homenageados desta sexta edição do Fenavipi. “Entendemos que também é papel do Festival homenagear pessoas que muito contribuíram para a música de Teresina e do Piauí. Por isso, este ano, o Fenavipi destaca a importante contribuição dessas três figuras”, afirma Erisvaldo Borges, superintendente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e coordenador do Fenavipi.


Dona Mercês é professora de violão em Teresina desde os anos 70 e foi responsável por ensinar várias gerações de piauienses a apreciar as cordas. Hoje, aos 90 anos, Dona Mercês ainda cultiva o hábito diário de dedilhar as cordas de seu violão e ainda ensina aos mais jovens a satisfação de aprender a lidar com o instrumento. “Ela ficou muito feliz com a homenagem. A família toda está emocionada. Como ela está um pouco adoentada, não poderá ir à abertura. Porém, vamos torcer para que seja possível levá-la ao concerto de encerramento do Fenavipi, no domingo, para receber a homenagem”, afirma Dona Yvone Castro, filha de Dona Mercês.


O maestro Linhares, também homenageado no Fenavipi, comanda a Banda 16 de Agosto desde a sua fundação.  Fundou também a Escola de Samba Brasa Samba e a Banda de Música da Penitenciária Major Cesar, do Liceu Piauiense e a banda de música e coral da cidade cearense Jardim, onde nasceu o maestro. E a professora Yêda Caddah, pianista e regente de corais, também recebe homenagem no Fenavipi em reconhecimento às suas importantes contribuições. Yêda Caddah é doutora em Música, com curso superior em piano pelo Conservatório Brasileiro de Música e Escola de Música e Regência pela Universidade Federal do RJ.



Programação do Festival


O VI Fenavipi acontece até este domingo, dia 28, com uma vasta programação destinada a violonistas e ao público em geral que aprecia música instrumental. Nesta sexta-feira, dia 26, as atividades serão realizadas durante o dia no Palácio da Música, antigo Mercado do Cajueiro, no Centro de Teresina.


Das 08 às 10 horas, acontece o masterclass com Nicolas de Souza Barros, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). É um dos mais conceituados especialistas brasileiros em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas: violões de 6, 8 e 11 cordas, alaúdes e guitarras barrocas e renascentistas, teorba e vihuela, entre outros. Estudou na Academia Real de Música (Londres, Inglaterra) com Michael Lewin, assim como na UNIRIO, com Turíbio Santos. Sua tese de mestrado foi destinada à transcrição integral da obra para alaúde de J. S. Bach para alt-guitar (violão de 11 afinações; UFRJ, 1993); com a sua dissertação de doutorado (UNIRIO, 2008), propôs um sistema heterodoxo de digitação para a mão direita, a ser aplicado na resolução de escalas em velocidade. Estudou também com Abel Carlevaro e Álvaro Pierri (violão), assim como Hopkinson Smith, Jakob Lindberg e Oscar Olhssen (alaúde).


Às 10 horas, será realizada a 1ª semifinal do VI Concurso Nacional de Interpretação Violonística.  Às 11 horas, será realizado o recital com o violonista Erisvaldo Borges. Às 14 horas, no Palácio da Música, a programação do Fenavipi é retomada com a palestra de Samuel Huh. Das 15 às 17 horas, o australiano Tommy Emmanuel ministra masterclass, no Palácio da Música. Em seguida, às 17 horas, no mesmo local, acontece recital com Fábio Zanon.  A programação noturna segue com recital de Felipe Vilarinho, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal João Paulo II.  Às 20h30, no Theatro 4 de Setembro, a violonista chinesa Xuefei Yang encanta o público em recital e encerra o segundo dia de Festival.


Todos os recitais oferecidos durante o VI Fenavipi são abertos e gratuitos. Para ter acesso, basta chegar antecipadamente aos locais de apresentação e ocupar os lugares destinados à platéia.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais