Cidadeverde.com

Piauí e Tocantins assinam termo de cooperação para combater aftosa

Imprimir

A Agência Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) assinaram na última quinta (25), na sede da Adapec em Palmas, dois termos de cooperação técnica. O objetivo dos termos é o fortalecimento da execução de ações bilaterais referentes à política de defesa agropecuária, sobretudo, na área de divisa entre os dois Estados.



Um dos termos prevê a cessão, sem custos, do Programa de Inclusão Digital da Adapec, baseado na emissão de GTA - Guia de Trânsito Animal - informatizada, e no apoio técnico da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Agência tocantinense para a implantação do sistema no Piauí.


Já o outro termo viabiliza e contribui para implementação de ações compartilhadas dos Serviços de Defesa Sanitária Animal e Vegetal, Classificação Vegetal, Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal e Vegetal, além de Educação Sanitária, executadas pelas respectivas Agências em seus estados.


Para o gerente de Defesa Sanitária do Piauí, Raimundo José Mendes, a parceria firmada com o Tocantins, vem reforçar os trabalhos desenvolvidos pela Adapi. "Hoje o Tocantins tem um status sanitário evoluído e elogiado pelo Mapa - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. Com isso, torna-se um exemplo para outros estados, sinônimo de credibilidade no Sistema de Defesa Sanitária Animal", ressalta.


Atualmente, 15 estados brasileiros, inclusive o Tocantins, são classificados pelo Mapa como área livre de febre aftosa com vacinação. Já a situação sanitária do Piauí é de área de risco médio.

Fonte: Portal DBO

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais