Cidadeverde.com

Calor acima da média eleva carga de energia em fevereiro

Imprimir


A carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em fevereiro foi de 58.436 megawatts (MW) médios, crescimento de 11,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.


Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o crescimento é fruto da baixa base de comparação, uma vez que os efeitos da crise internacional ainda eram fortes em fevereiro de 2009, e das altas temperaturas verificadas neste verão.



Mesmo com dias a menos e com o feriado de carnaval, fevereiro de 2010 teve crescimento de consumo com relação ao mês imediatamente anterior, de 4,9%, uma situação incomum. No acumulado de 12 meses, a carga de energia no SIN registra crescimento de 2,8%. Entre os subsistemas do SIN, o maior crescimento foi verificado nas regiões Sudeste/Centro Oeste, de 12,4%.

"Também contribuiu para o comportamento do mês em curso a ocorrência de temperaturas elevadas, cujas máximas foram superiores tanto à média histórica do período quanto às verificadas nesse mês do ano anterior e cujos efeitos são sentidos no desempenho das classes residencial e comercial, devido a aquisição de novos eletrodomésticos e uso intensivo de aparelhos de refrigeração pelas famílias", analisam os técnicos do ONS no Boletim da Carga Mensal de fevereiro, divulgado nesta segunda (1º).

A carga da Região Sul teve crescimento de 11,7%; no Norte, 7,8%. No Sul, as altas temperaturas também tiveram forte impacto. Já no Nordeste e no Norte, houve grande impacto da retomada da atividade econômica.


No Nordeste, os valores preliminares de carga em fevereiro indicam variação positiva de 11% em relação a igual período em 2009. Na comparação com janeiro, houve acréscimo de 2,3%. O acumulado dos últimos 12 meses aponta crescimento de 3,4% em relação a igual período anterior.


Fonte: Agência Estado/Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais