Cidadeverde.com

Parque Serra das Confusões nasce com maior área de Caatinga do país

Imprimir

Após dois anos de divergências, finalmente foi fechado o acordo para a ampliação do Parque Nacional Serra das Confusões, no município de Caracol, extremo Sul do Piauí. O secretário Estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, apresentou o mapa que vai abrigar o maior parque de caatinga do Brasil.

Com o veto a criação do Parque Nacional da Serra Vermelha, parte da área foi incorporada ao Parque das Confusões ficando um território de 839 mil hectares de extensão, um dos maiores do País.


 
O decreto de criação do novo parque do Brasil será assinado pelo presidente Lula no próximo dia 23 de março durante visita de inauguração de obras no Piauí. 

Dalton Macambira explicou que o parque das Confusões terá 40.16% da área ampliada. Antes o território era de 502 mil e possui um ecossistema de caatinga numa região bastante preservada no Estado, de grande beleza cênica e de alto valor histórico, cultural e científico.



“A proposta é de estruturar os parques já existentes e não de criar novos até porque seria um parque ao lado do outro”, disse Dalton Macambira.

O Parque Serra Vermelha foi proposto para ser fundado com uma extensão de 450 mil hectares. Somente parte dele será incorporado ao da Confusão.

Fechado ao público

Desde que foi instituído em 1998, o parque das Confusões não é aberto ao público. Somente cientistas, com autorização do Instituto Chico Mendes, podem ter acesso à área.

6º maior do Brasil

O Parque Nacional Serra das Confusões será o sexto maior parque do Brasil em extensão, perdendo apenas para alguns parques do Norte do país, localizados na região Amazônica.



Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais