Cidadeverde.com

Taxa de desemprego deve cair neste ano, prevê Lupi

Imprimir
Foto: Renalto Alves
O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, previu hoje (15) que a taxa média de desemprego terá uma retração neste ano, devendo ficar entre 7,4% e 7,5%. O número representa uma diminuição de até 0,7% em relação ao desemprego registrado no ano passado, que ficou em 8,1%.

Lupi comemora a retomada na economia, apontando os números de criação de empregos que serão divulgados nos próximos dias, baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). “Fevereiro vai ser o melhor da história do Caged. Já vai ser um recorde. Não estou com os números, que fecham hoje. Na minha avaliação, serão mais de 2 milhões de empregos formais criados. Este ano de 2010 tende a ser o melhor ano de geração de emprego no Brasil”, previu Lupi.

Segundo ele, a economia está respondendo bem, depois da crise do ano passado. Lupi lembrou que, em janeiro, foram criadas 181 mil vagas e que o recorde de fevereiro foi de 204 mil novas vagas, em 2007. Ele garantiu que o número a ser divulgado será ainda maior.

Para o ministro, nenhum mecanismo econômico mede melhor o fato de uma economia estar bem do que a geração de emprego. "Eu conheço muita empresa que, mesmo ganhando dinheiro, demite funcionário, mas não conheço nenhuma empresa que contrate sem estar ganhando muito dinheiro”, afirmou.

Entre os fatores responsáveis pela recuperação do nível de emprego, Lupi citou o comportamento dos empresários no início da crise e as medidas anticíclicas tomadas posteriormente pelo governo. “Primeiro, houve demissões precipitadas. Agora a indústria está contratando muito, porque os estoques estavam altos e acreditavam que a crise era avassaladora. Não foi. Vendeu-se muito, e o governo foi proativo, com isenção de impostos”, lembrou.

Lupi participou no Rio do lançamento do programa Juventude Cidadã, que vai capacitar 7 mil jovens em cursos profissionalizantes de até 350 horas. Durante seis meses, os alunos receberão uma bolsa de R$ 100, além de vale-transporte e lanche.

Fonte: Agência Brasil

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais