Cidadeverde.com

FMS equipa ambulâncias do Samu com desfibriladores automáticos

Imprimir

As dez ambulâncias de suporte básico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vão contar, a partir da próxima segunda-feira, 22, com desfibriladores externos automáticos. Os equipamentos vão auxiliar as equipes na recuperação de pacientes em processo de parada cardíaca por meio de aplicação de corrente elétrica.


Para o manejo correto do equipamento, todos os profissionais que atuam nas ambulâncias de suporte básico: auxiliares de enfermagem, técnicos de enfermagem e os condutores estão passando por treinamento, que começou na segunda-feira, 15, e será concluído nesta sexta-feira, 19. A capacitação é ministrada por um médico e um profissional de enfermagem do Samu.


A coordenadora do Samu, Clara Leal, explica que, com esse equipamento, a FMS pretende, por intermédio do Samu, aumentar a resolutividade do serviço, reduzindo, consequentemente, a mortalidade por parada cardíaca.


“O desfibrilador externo automático é um aparelho que vai ajudar muito os profissionais do Samu a aumentar a chance de sobrevida de pessoas numa situação em que precise de reanimação e restabelecimento da função cardiorrespiratória”, salienta.


Segundo a coordenadora, as três ambulâncias de suporte avançado contam com desfibriladores manuais. Nesse caso, o equipamento não indica que o paciente necessita de corrente elétrica no coração. O médico, devidamente treinado, é quem faz essa indicação baseado em
informações passadas pelo aparelho.


O desfibrilador


Clara Leal explica que o Desfibrilador Externo Automático (DEA) é um equipamento que serve de suporte ao  socorrista em emergências de parada cardiorrespiratória.


Aplicado através do tórax, ele proporciona a retomada dos batimentos cardíacos por meio da passagem de uma corrente elétrica contínua a partir de um capacitor, revertendo os casos de fibrilação cardíaca ao promover a conversão da arritmia para um ritmo cardíaco
normal, restabelecendo ou reanimando o paciente.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais