Cidadeverde.com

Trinta mil crianças serão pesadas e medidas nesta segunda-feira

Imprimir

Cerca de 30 mil crianças matriculadas em creches e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, das zonas urbana e rural de Teresina, serão pesadas e medidas no período de 22 de março até 9 de abril. A ação é exigência do Programa Bolsa Família e visa acompanhar o estado nutricional do público com idade entre 0 e 6 anos de idade.


A relação das crianças foi disponibilizada pelo Governo Federal para a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), que em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) e Fundação Municipal de Saúde (FMS) identificou que todas as crianças estavam regularmente matriculadas na rede municipal de ensino.


Segundo Graça Amorim, secretária municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social, é de extrema importância que as famílias conduzam as crianças às escolas, já que a aferição do peso e medida é fundamental para a permanência no programa.


“As famílias que entram no programa assumem compromissos com a saúde e a educação de todos os seus membros. Cumprir esses compromissos faz parte das regras para permanecer no programa. O papel da Prefeitura de Teresina, através da SEMTCAS, é facilitar o cumprimento dessas normas para que as famílias não sejam excluídas do Bolsa Família”, concluiu.


As equipes formadas por nutricionista, auxiliar de enfermagem e agente de saúde vão trabalhar em 149 escolas e CMEIs, obedecendo a um cronograma para fazer a avaliação física da criança e dar orientações sobre os cuidados que as mães devem ter com relação à saúde dos filhos.


Segundo o gerente de Renda Mínima da SEMTCAS, Getúlio Gomes, é a segunda vez que a secretaria realiza essa atividade. “No ano passado pesamos e medimos 8 mil crianças e tivemos um resultado bem positivo. Mais de 70% delas estavam dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social”, garante.
 
 
Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais