Cidadeverde.com

Lula quer governador disputando Senado e dá até 4ª para decisão

Imprimir

Foto: Ricardo Stuckert / PR


Durante encontro em Brasília/DF nesta segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que espera do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), a sua renúncia ao cargo para disputar as eleições ao Senado. O piauiense ganhou até prazo: tem até o dia 31 para reconsiderar o "fico", e dizer ao líder nacional petista que sai.

As informações foram dadas para a Agência Brasil pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Segundo ele, Lula espera até o dia 31 que o governador dê uma nova posição sobre sua saída do cargo, pois defende que o Estado deve ter dois senadores da base aliada eleitos - os que tentam a reeleição, Heráclito Fortes (DEM) e Mão Santa (PSC), são de oposição, e Wellington lidera as pesquisas com folga.

Além de Wellington Dias, se reuniram hoje com Lula os governadores do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB); do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria (PSB); do Amapá, Waldez Góes (PDT), de Rondônia, Ivo Cassol (PPS). Todos confirmaram que irão renunciar para disputarem vaga no Senado. Eles tem até o dia 3 de abril para de desincompatibilizarem dos cargos.

Lula pretende oferecer ainda um jantar no Palácio da Alvorada para articular o apoio dos governadores do Norte e Nordeste à candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. Ela também  participou da reunião de hoje.

"O presidente os recebeu, mas marcou uma próxima conversa após a saída deles do governo. A próxima conversa servirá tanto para definir apoio às candidaturas nos estados quanto para integrá-los à campanha da ministra Dilma. O jantar será uma oportunidade de envolvê-los no plano nacional", disse Padilha.

Fábio Lima (com informações da Agência Brasil)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais