Cidadeverde.com

Mais de 300 policiais civis são denunciados na Corregedoria

Imprimir

A Corregedoria Geral da Polícia Civil acabou de divulgar nesta quinta (8) que recebeu 277 denúncias realizadas contra agentes de polícia, delegados e escrivães no ano de 2009.  No primeiro trimestre de 2010, foram mais 56 casos registrados, totalizando 333 casos no período. Os principais casos citados são de corrupção, homicídio ou violência.


Sebastião Escórcio, delegado da corregedoria

Ao todo, entre 2009 e 2010, foram realizadas 8 demissões: o ex-delegado do 11º DP Wendel Reis, um escrivão da delegacia de Corrente e seis de agentes de outros distritos.


Segundo o delegado da Corregedoria, Sebastião Escórcio, a maior quantidade de denúncias tem origem na capital, por conta do maior número de delegacias e a proximidade com a corregedoria. “Entretanto, nossa atuação acontece em todo o âmbito estadual. Nas cidades do interior, por exemplo, temos um grande número de denúncias, contra os delegados não concursados”, descreve.

Das 277 denúncias de 2009, 149 renderam procedimentos de investigação e oito culminaram em demissões. Apenas no primeiro trimestre de 2010, a corregedoria já registrou 56 denúncias. Sendo que dois já estão com processos formalizados e em via de investigação. “Os casos investigados dizem respeito ao desaparecimento de dinheiro e objetos na Delegacia de Entorpecentes. Um dos inquéritos está na Delegacia Geral com investigação e perícia e outro na corregedoria que já está concluído e encaminhado à Justiça”, afirma o Delegado Geral da Polícia Civil, James Guerra.


Delegado James Guerra


De acordo com uma observação preliminar da polícia, as denúncias contra integrantes da polícia civil se intensificaram a partir de 2002. “A partir deste ano foi que começou a se perceber uma corregedoria mais atuante e punitiva. Pode-se dizer que o número de denúncias vem caindo porque os agentes, delegados e escrivães perceberam que ninguém está acima das denúncias”, finaliza o delegado Sebastião Escórcio.


Flash de Lívio Galeno
Redação Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais