Cidadeverde.com

Álcool registra queda de 8,87% em março, segundo pesquisa do IBGE

Imprimir


O álcool começou o ano pressionando a inflação. Mas, em março, o preço do combustível caiu 8,87%, frente o verificado em fevereiro, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado na quinta-feira (8) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).





Segundo o estudo, a queda no preço do álcool levou a gasolina a ficar 1,95% mais em conta neste mês, já que o derivado do petróleo é influenciado pelas variações dos preços do derivado de cana-de-açúcar porque detém 20% de álcool anidro em sua composição.

De forma geral, no mês de março, os combustíveis ficaram 2,51% mais baratos no Brasil, influenciados pela redução temporária da alíquota da Cide (Contribuição de Intervenção no Domicílio Econômico), com consequente redução de incidência do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Altas acumuladas
Apesar das quedas verificadas neste mês, quando analisado o acumulado deste ano, os combustíveis estão 0,67% mais caros, estimulados pelo aumento de 4,50% no litro do álcool e pela alta de 0,32% no preço da gasolina. No período, o GNV registrou alta de 0,37%.

Considerando as variações dos últimos 12 meses terminados em março, o preço do álcool está 19,34% mais caro e a gasolina pesa 2,35% a mais no bolso do motorista. Os combustíveis, no geral, ficaram 3,15% mais caros no período em questão, com uma queda de 9,96% no GNV.


Fonte: Infomoney

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais