Cidadeverde.com

Após ascensão social, classe C já amplia gastos com qualidade

Imprimir

Um dos mais sólidos fundamentos da literatura empresarial sobre consumo da classe C começa a mudar: a de que a chamada baixa renda só paga mais por produtos cuja relação custo-benefício seja sempre interessante. Pesquisa realizada pela Nielsen, um dos maiores institutos de pesquisa de consumo do País, analisou as razões da expansão das compras no ano passado e detectou sinais de alteração nesse comportamento.



O primeiro dado relevante: apenas 11% do avanço foi sustentado pelo que a pesquisa batizou de produtos "mainstream", ou ainda "inerciais". Fazem parte dessa categoria os produtos que sempre têm suas vendas estimuladas quando ocorre aumento de renda. Café, sabonete, desodorante e mortadela podem ser citados como componentes desse grupo.

O levantamento concluiu que 7,4% da alta dos gastos no ano passado ficaram a cargo de "indulgências", segundo a nomenclatura da pesquisa – os chamados mimos, produtos bem mais caros que os básicos. É uma parcela pequena, mas as despesas com esse tipo de produto foram as que mais cresceram: a expansão foi de 27%. Foram quase R$ 470 milhões com biscoitos, salgadinhos e chocolates finos. “O consumidor está se presenteando”, diz Eduardo Regasol, presidente da Nielsen. “As pessoas acreditam que depois de todo o seu esforço merecem uma experiência agradável, mesmo que ela custe um pouco mais.”

Outra fatia da expansão das compras, de 27,9%, foi sustentada por produtos saudáveis, alimentos diet, light e funcionais que fazem bem à saúde. Esse segmento somou quase R$ 1,7 bilhão em novos gastos. Entre os iogurtes, há tempos um dos símbolos da ascensão do consumo da classe C, o produto que registrou mais procura foi o iogurte funcional - aumento de 9%. “O consumo consciente é o berço do consumo sustentável”, diz Regasol. “A procura ainda é tênue se comparada à da Inglaterra, por exemplo, mas vai ser a tendência nos próximos anos.”

Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais