Cidadeverde.com

Nazareno vai ao plenário e nega ser contra projeto "ficha limpa"

Imprimir
Em pronunciamento na Câmara Federal nesta segunda-feira (12), o deputado federal Nazareno Fonteles (PT/PI) negou ser contrário ao projeto "Ficha Limpa", que impede a candidatura de políticos que tenham condenação na Justiça em primeira instância. O parlamentar informou que defende aperfeiçoamento para a proposta.

Luiz Alves

"Quero deixar bem clara a minha posição favorável ao projeto Ficha Limpa, embora eu reconheça que ele precisa de aperfeiçoamentos", disse Nazareno Fonteles, relacionado pelo site Congresso em Foco como um dos parlamentares contrários ao projeto. Ele sugeriu como mudança a possibilidade de que o cidadão possa recorrer a um colegiado superior para ser candidato. 

"Nós sabemos das perseguições políticas que existem no âmbito dos Estados, que o Judiciário está se aperfeiçoando, mas ainda é frágil no âmbito dos Estados, que ainda há influência da política local no julgamento das pessoas", afirmou. 

A inclusão de membros do Judiciário entre os atingidos pela nova lei é outra medida. "Se um juiz pratica corrupção, é premiado com aposentadoria precoce. E depois, de aposentado, pode ser candidato, uma vez que tem ‘ficha limpa’, porque não fica nada contra ele no Judiciário", declarou.

Mesmo defendendo mudanças, Nazareno Fonteles afirmou que votará favorável caso o mesmo vá para a pauta "assim como está". "Esta Casa deve à Nação uma reforma política. Mas ela ficou envergonhada, acovardada e sequer teve a coragem de votar um pedaço de uma reforma política verdadeira, que trate, por exemplo, do financiamento de campanha. Quem não sabe que a principal causa de corrupção envolvendo os mandatos está no financiamento das campanhas? Só quem é hipócrita não sabe ser esta a verdade: a compra e a venda dos votos, sem nenhuma prestação de contas", completou.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais