Cidadeverde.com

Fred deixa Flu em vantagem contra Lusa na Copa do Brasil

Imprimir
Depois de passar a semana como dúvida no Fluminense, com dores musculares, o atacante Fred se mostrou decisivo e reabilitou a equipe na temporada. Fora de casa, o jogador aproveitou um raro momento de liberdade para marcar o gol que definiu a vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa, na partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.



Com a vitória no Canindé, o time carioca ganha um alento depois da eliminação na semifinal da Taça Rio, com derrota no clássico com o Botafogo. O técnico Cuca, que ouvia rumores de demissão, agora vê seus comandados adquirirem a vantagem de jogar pelo empate no confronto de volta, em seus domínios.

A Portuguesa, por sua vez, mais uma vez decepcionou no Canindé. Diante de 2.700 pagantes, o time, que havia sido derrotado em seus domínios em partidas decisivas do Campeonato Paulista, não soube aproveitar as boas chances criadas. Para se classificar, precisará vencer por dois gols de diferença. Se vencer por 1 a 0, leva a decisão para os pênaltis.

Portuguesa e Fluminense terão uma semana para descansar, visando a decisão na partida de volta. O duelo está marcado para 22 de maio, quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Maracanã. O time paulistano chegou às oitavas da Copa do Brasil depois de passar pela Ponte Preta. O Fluminense se garantiu depois de eliminar, na partida de ida, o Uberaba-MG

Portuguesa e Fluminense fizeram um primeiro tempo muito rápido e movimentado, mas que não empolgou seus torcedores, sem grandes chances de gol. A Lusa apostou em formação com três novidades: a volta de Marco Antônio e Athirson, que estavam lesionados e eram dúvida, e a escalação do zagueiro Maurício, que na terça-feira foi apresentado como reforço, vindo do Grêmio e emprestado pelo Palmeiras.

O defensor não agüentou cinco minutos com a camisa rubro-verde e sofreu uma distensão no músculo posterior da coxa esquerda, sendo substituído por Acleisson. Apesar de improvisada, a zaga rubro-verde soube contar os avanços de Alan e Fred, que abusavam dos toques rápidos, mas pecavam na finalização. O 'maestro' Darío Conca levou perigo em cobranças de falta da intermediária.

A grande chance do time visitante no Canindé surgiu aos 36 minutos, quando Mariano aproveitou rebote em cobrança de escanteio e bateu rasteiro em direção à área. Gum apareceu no caminho da bola e desviou, mas só não marcou porque foi acompanhado pelo zagueiro Domingos. O próprio Gum acabou fazendo o mesmo papel do rival já nos acréscimos, quando salvou o Fluminense.

O lance, muito semelhante ao do Tricolor, levantou a torcida da Portuguesa no Canindé: Fabrício aproveitou rebote em cobrança de escanteio e cruzou de novo na área. Domingos ajeitou de cabeça e, na marca do pênalti, Héverton bateu com força. Gum se jogou na trajetória da bola para evitar o primeiro gol, desviando para a linha de fundo.

Já no segundo tempo, o panorama mudou: as equipes voltaram mais dispostas a se arriscar e criaram boas chances. A Lusa teve a oportunidade de bater bem para o gol em dois momentos, mas em ambos o canhoto Fabrício pegou mal de direita. Aos 15 minutos, Luís Ricardo fez grande jogada pela esquerda, passou por Gum e cruzou rasteiro, mas Athirson pegou mal de primeira.

Se o anfitrião teve boas oportunidades de levar perigo, o atacante Fred não preciso de tanto espaço para balançar as redes. O jogador, que esteve bem marcado na etapa inicial, abriu o placar para o Fluminense aos 16 minutos. Mariano fez boa jogada pela direita, passou por três jogadores e tocou na intermediária, onde o camisa 9 dominou e bateu. A bola entrou no canto direito de Fábio.

Marquinho, que voltou ao Fluminense cheio de vontade nesta quarta-feira, exagerou na dose após o gol. Recebeu dois cartões amarelos e acabou expulso após falta no zagueiro Domingos. Em vantagem numérica, Benazzi tirou Athirson e Acleisson para buscar a reação com Biscayzacu e Luiz Carlos. Apesar disso, o time não conseguiu melhorar sua movimentação, embora tenha criado boas jogadas.

Aos 31 minutos, Fabrício recebeu dentro da área, pela esquerda, e bateu cruzado. Rafael fez grande defesa e, no rebote, Luiz Carlos cruzou na área. Héverton teria empatado o jogo não fosse Leandro Euzébio, que se adiantou e salvou o time carioca. Os minutos finais foram marcados pelos constantes desentendimentos entre Domingos e Fred, que discutiram e, em alguns momentos, precisaram ser afastados pelos companheiros.

No final, a pressão da Lusa contrastou com o elevado número de jogadores que deixavam o Canindé. A esperança pelo empate pareceu morrer de vez quando Biscayzacu recebeu cruzamento da direta e tentou acertar de primeira, mas mandou a bola quase na lateral. Enquanto isso, o elevado número de torcedores do Fluminense fazia a festa no Canindé.



Fonte: Gazeta

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais