Cidadeverde.com

São Raimundo Nonato está mais uma vez sem delegados nos 3 DPs

Imprimir

A cidade que serve de porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Capivara, está sem delegado nos três distritos de São Raimundo Nonato (a 515 km de Teresina).

Depois da decisão em setembro do ano passado, do juiz Marcos Klinger de Vasconcelos, proibiu a nomeação de delegados que não sejam de carreira, o município não tem mais os dois agentes que respondiam pelas Delegacidas Regional, da cidade e da Mulher e o delegado que os substituíram por alguns meses, Evaldo Farias da Força Tarefa Especial (FTE) já deixou a função, para fazer operações em outras regiões do Estado.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, a falta de titulares nos distritos ainda não tem data certa para terminar. “Estou vendo um delegado para responder temporariamente, até que os concursados terminem o curso de formação e sejam nomeados”, explicou.

O curso de formação para os 30 delegados aprovados no último concurso tem previsão para terminar em junho, mas as nomeações são determinadas pelo governador do Estado.

A delegada Daniela Barros esteve na cidade, enviada pela Secretaria de Segurança, a pedido do Ministério Público, para presidir um inquérito de homicídio. “Mas, ela foi designada exclusivamente para estas investigações e não para assumir outra função”, explicou o promotor Cláudio Bastos, da 1ª Vara da cidade.

Para o juiz Marcos Klinger, a solução para a falta de delegados deve partir do poder executivo e nada tem haver com o poder judiciário. “A responsabilidade de estar sem delegado não é da Justiça, deixar sem, não é a medida mais prudente. Deve-se dar uma atenção especial à situação”, declarou o magistrado.

Além do Parque Nacional que recebe milhares de turistas, ainda há uma microrregião no em torno, que possui cerca de 100 mil habitantes.

O promotor Cláudio Bastos teme pela situação, já que a cidade aglomera uma microrregião com 100 mil habitantes e que possui fronteira com outro Estado (Bahia).

Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais