Cidadeverde.com

Vítima da barragem Algodões ganha aposentadoria e chora em audiência

Imprimir
Fotos: Justiça Federal

Em audiência realizada nesta terça-feira (4) em Parnaíba, presidida pelo juiz federal Rodrigo Pinheiro Nascimento, a trabalhadora rural Maria de Fátima Ribeiro Lima, 56 anos, teve aprovado seu pedido de aposentadoria por idade rural, a ser paga pelo Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Ela é uma das vítimas da barragem Algodões I, que se rompeu há um ano.

Maria de Fátima entrou com o pedido de aposentadoria em outubro de 2009, cinco meses após a tragédia. Em setembro do mesmo ano, o INSS negou a solicitação. Por isso, ela ainda receberá R$ 2.413,08, correspondentes a 80% das prestações devidas desde quando a mesma ingressou com a ação. O benefício mensal será de um salário mínimo. 

A agora aposentada chorou após a homologação do acordo. Ela morava na fazenda Pacoti, em Cocal da Estação, e perdeu tudo com o rompimento da barragem. Hoje, Maria de Fátima mora em Frecheiras com a irmã Rosa. “Agora vou poder fazer minha casinha, criar os bichos, meus porcos, minhas galinhas, e também cuidar de mim, pois tenho artrose e osteoporose. Tô agora aliviada, agradeço a vocês todos e a Deus”, falou emocionada. 


Desde o final de abril, o Posto Avançado dos Juizados Especiais Federais de Parnaíba realiza mutiral de audiências para julgar 850 processos de aposentadoria por idade e salário materidade. Os juízes Rodrigo Nascimento e Sandro Helando Santiago realizam, em média, 100 audiências por dia.  

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais