Cidadeverde.com

UFPI compra robô para estudos em mecatrônica e robótica. Confira!

Imprimir




A Universidade Federal do Piauí adquiriu o RoboDeck, um robô que pode ser utilizado em atividades variadas, sobretudo nas áreas de pesquisa e educação. A aquisição é uma parceria com a empresa Xbot, primeira empresa a produzir robôs móveis no Brasil.


O RoboDeck conta com tecnologia 100% nacional de mobilidade onidirecional que permite deslocamento em qualquer direção, sensores digitais e analógicos (GPS, bússola, acelerômetro, sonares, sensor de luminosidade, sensor de inclinação de temperatura, etc), capacidade de acoplar câmera digitais com interface USB, entre outros quesitos.


"O RoboDeck é uma plataforma ideal para alavancar as pesquisas em robótica e mecatrônica no nosso estado. A parceria empresa-academia é uma grande oportunidade, que permite que as tecnologias sejam efetivamente colocadas no mercado. Esse robô que adquirimos é sem dúvidas o mais completo do Piauí e um dos melhores do Nordeste para aplicações acadêmicas e científicas", afirma o professor de Microinformática, André Macedo.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais