Cidadeverde.com

Salipi inicia com intensa programação na próxima segunda

Imprimir

De 31 de maio a 6 de junho o Complexo Cultural da Praça Pedro II será palco do maior evento literário do Estado, o Salão do Livro do Piauí, cuja programação acontece em paralelo ao 13º Língua Viva. Em sua 8º edição, o evento homenageia o escritor picoense Fontes Ibiapina, e ainda serão lembrados o centenário de nascimento de Rachel de Queiroz, escritora cearense, e o centenário de morte de Joaquim Nabuco, intelectual pernambucano.
 

A abertura do evento será às 8h com apresentação do grupo Ijexá, seguida às 10h com palestra proferida pela Profa. Dra. da UESPI, Márcia Edlene, e pela Profa. Dra. da UESPI, Maria Celestina, que iniciam a programação do 12º Seminário Língua Viva. Logo depois, às 14h, o Prof. Dr. da UFC, Fernando Ferraz, fala sobre “Estágio: risco do vínculo de emprego”. Às 16h, a Profa. Dra. da UFPI, Beatriz Gama, discute o “ Ensino a distância e formação de professores no Piauí”. Fechando o primeiro dia, às 19h, o escritor Affonso Romano profere palestra sobre “Eu, Affonso... meu país, meu pensamento, minha poesia".
 

Em paralelo, a praça recebe ainda o Bate Papo Literário, que conta com lançamentos e discussões literárias a partir das 10h. Comandando pelo professorLuiz Romero, um dos organizadores do Salão, o espaço contará com a presença de autores estreantes e consagrados, como Assis Brasil, Salgado Maranhão e Paulo José Cunha.
 

“O Salipi é uma oportunidade para descrever minha trajetória literária: minha poesia, os meus ensaios, as minhas crônicas e a minha participação direta na política. Vou falar dos meus projetos poéticos pensantes”, enfatiza Afonso Romano de Sant’ Anna.
 

A programação do primeiro dia encerra com show da cantora piauiense Patrícia Mellodi, que se apresenta no palco do Theatro 4 de Setembro às 22h com o show “Singular”, dedicado aos profissionais da imprensa.
 

O Salipi contará ainda com uma programação especial para o público infantil no Circo das Letras e no Espaço Criança Liz Medeiros, além de exposições no Clube dos Diários, exibição de filmes e a presença de livreiros de todo país.
                                           

Afonso Romano receberá título de Cidadão Piauiense


No primeiro dia do Salão do Livro do Piauí ( SALIPI), Afonso Romano receberá o título de Cidadão Piauiense, às 10na Assembleia Legislativa do Piauí. A proposta foi feita pelos deputados Wilson Brandão e Flora Izabel.


“O Piauí foi uma das mais felizes descobertas da minha vida.O Estado é o berço de grandes nomes da cultura brasileira. Fico muito feliz com esse título, me sinto muito honrado”, revelou Afonso Romano.


Professor, cronista, jornalista, poeta e ensaísta, o homenageado tem se destacado no âmbito da cultura brasileira. Natural de Belo Horizonte, onde nasceu em 1937, Sant’Anna teve participação ativa nos movimentos que transformaram a poesia brasileira.


Também integrou os grupos de vanguarda, onde seu nome apareceu nas principais publicações culturais e movimentos políticos e sociais do País. Foi considerado pela revista “Imprensa” , em 1990, como um dos dez jornalistas mais influentes do Brasil. Affonso Romano de Sant’Anna contribuiu para melhorar o nível dos professores e estudantes em todo o País. Já participou do Salão do Livro do Piauí, onde fez palestras como convidado, em Teresina. Nos anos 70 dirigiu o Departamento de Letras e Artes da PUC/RJ onde organizou a poesia na época do regime militar de 64.


O poeta trabalhou no Jornal do Brasil, Revista Senhor, Veja, Isto É, O Globo, e foi cronista da extinta Revista Manchete. Foi presidente da Biblioteca Nacional (a oitava biblioteca do mundo) lançou vários programas de alcance intelectual. O Escritor participou de festivais internacionais de poesia em Israel, Medellín, Bogotá, Caracas, México, Buenos Aires, Santiago do Chile e Dublin.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais