Cidadeverde.com

Geraldo Holanda Cavalcanti é o novo membro da ABL

Imprimir

O pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti, 81, foi eleito com 20 votos para a cadeira 29 da ABL (Academia Brasileira de Letras).


Ele concorria com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau, que teve 10 votos, com o presidente da Biblioteca Nacional, Muniz Sodré, que recebeu 8 votos, e com o músico Martinho da Vila, que não recebeu nenhum voto.


"É um momento muito feliz, a Academia tem um papel muito importante a realizar. É um órgão dedicado à defesa da língua e da literatura e eu sempre procurei valorizá-la e cultuá-la", disse Cavalcanti.


Ele já havia tentado uma vaga há quatro anos, mas retirou a candidatura porque tinha amigos concorrendo.


Cavalcanti é poeta, tradutor, ensaísta e memorialista. Exerceu a carreira de diplomata por mais de 40 anos, tendo sido embaixador no México, na Unesco e na União Europeia.


Estreou na poesia em 1964, com "O Mandiocal de Verdes Mãos". O também imortal Eduardo Portella, que era dono da "Tempo Brasileiro", editora que publicou o livro, diz que Cavalcanti lhe foi na época recomendado por Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto e José Guilherme Merquior.

Divulgação

O novo imortal da ABL Geraldo Holanda Cavalcanti, que foi eleito nesta quarta-feira no Rio


Em 1998, publicou "Poesia Reunida", pelo qual conquistou o prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores.


Suas publicações mais recentes são "Encontro em Ouro Preto" (contos, 2007) e "As Desventuras da Graça" (memórias, 2010), ambos pela editora Record.


É especialista na obra e na tradução de poetas italianos --já verteu ao português obras de Giuseppe Ungaretti, Salvatore Quasimodo, Eugenio Montale e Umberto Saba--, mas também de autores de língua espanhola, como o colombiano Álvaro Mutis.


Recebeu, na Itália, em 1998, o prêmio Eugenio Montale, pela tradução da obra do poeta homônimo. Pela tradução de Quasimodo, ganhou, no ano seguinte, o prêmio Paulo Rónai da Fundação Biblioteca Nacional.

 


Fonte: Folha Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais