Cidadeverde.com

ANS quer mudar forma de reajuste no valor dos planos de saúde

Imprimir

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) estuda um novo modelo de reajuste para os planos de saúde, a ser adotado a partir de 2011. “Não temos uma posição fechada. Buscamos uma alternativa baseada na eficiência”, afirmou o diretor de Normas e Habilitação de Produtos, Alfredo Cardoso.





A agência reguladora vê a necessidade de um índice que contemple a heterogeneidade do mercado e que esteja associado à qualidade do serviço prestado ao consumidor.


Na última terça-feira (1º), a ANS promoveu uma reunião para tratar do assunto, que contou com a presença do Procon-SP e do Idec, representantes das operadoras, de prestadores de serviço e demais partes atuantes do setor. Uma segunda reunião está marcada para agosto.


Reajuste A metodologia de reajuste usada pela ANS para planos individuais é a mesma desde 2001, baseada na estatística daquele aplicado em planos coletivos. A ideia é que os planos individuais também se beneficiem da capacidade de negociação dos contratados entre duas pessoas jurídicas.


O cálculo considera comunicados de reajustes de mais de 50 beneficiários em planos coletivos que, segundo a legislação, não estão sujeitos a carência, o que aumenta suas condições de mobilidade e o seu poder de negociação frente à operadora.


No ano passado, o teto de reajuste dos planos individuais/familiares novos (contratados após a Lei 9.656/98) ficou em 6,76%, o que afetou 6,5 milhões de consumidores.


Fonte: Info Money

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais