Cidadeverde.com

Banco Central decide hoje (09) os juros; PIB forte deve influir na alta

Imprimir

O Banco Central (BC) decide hoje (09) a nova taxa de juros básicos da economia (a Selic). Atualmente está em 9,5%,e o mercado aposta numa alta de 0,75 ponto, levando-a para 10,25% e fazendo-a voltar à casa dos dois dígitos.





O crescimento de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre, o maior da série histórica iniciada em 1995, reforça a tese de que o BC deve aumentar a taxa. Segundo o economista-chefe da Prosper Corretora, Eduardo Velho, uma nova alta de 0,75 ponto percentual deve ser dada em julho.


Velho disse que a única certeza que o BC tem agora é o crescimento da economia, e é a isso que a autoridade monetária deve reagir.Ainda de acordo com Velho, o segundo trimestre deve manter um ritmo de crescimento forte também. O ritmo será menor, mas em função de efeitos estatísticos, já que a base de comparação é elevada.


"Não tem como a economia parar. O mercado de trabalho segue forte, assim como o crédito. Não tem como pensar em desaceleração forte", diz o especialista, lembrando que os 2,7% de crescimento sobre o quarto trimestre em taxa anualizada representa um avanço de quase 12%. "Ritmo chinês." Segundo Velho, o ponto principal de uma análise de conjuntura é o mercado de trabalho. Ele está bastante aquecido. A dúvida que fica é qual pode ser o impacto disso nos preços no decorrer do ano, já que tal ambiente facilita o repasse de custos.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais