Cidadeverde.com

Morre o ator, diretor e jornalista Alberto Guzik

Imprimir

Morreu na manhã deste sábado, aos 66 anos, o jornalista, ator, diretor e escritor Alberto Guzik. Ele sofria de câncer no estômago e estava internado no hospital Santa Helena, em São Paulo, desde fevereiro. A cerimônia de cremação foi realizada por volta das 16h.

O ator, diretor e jornalista Alberto Guzik


Alberto Guzik nasceu em São Paulo, no ano de 1944, e estreou no teatro aos cinco anos, na peça Peter Pan, em grupo da Teatro Escola São Paulo orientado por Júlio Gouvêa e pela escritora Tatiana Belinky. Graduado em direito, não chegou a exercer a profissão, e se formou mestre em teatro pela Escola de Artes Dramáticas (EAD). Em 1967, teve sua primeira experiência como ator profissional, na adaptação de O Processo, de Franz Kafka, sob a direção de Leonardo Lopes no Teatro de Arena. Mas depois preferiu investir em crítica e no estudo e ensino relacionados à área para, somente nos anos 2000, retornar aos palcos e se dedicar à direção.


Com o diretor Sérgio Ferrara, adaptou e fez a dramaturgia de Mãe Coragem, de Bertolt Brecht. Em 2003, marcou sua volta aos palcos no espetáculo O Horário de Visita, de Sérgio Roveri. No ano seguinte, atuou em Kaspar ou a Triste História do Pequeno Rei do Infinito Arrancado de Sua Casca de Noz, de Os Satyros. Desde então, realizou vários trabalhos com a companhia. "Nunca vinculei minha observação do fenômeno teatral a uma visão partidária, nunca acreditei que o teatro "correto" tem de expressar tal ou qual ponto de vista. Acho que, ressalvados textos ou produções que demonstrem intentos anti-humanos, totalitários, todo teatro é válido", declarou em 2002.


Guzik também trabalhou para o Jornal da Tarde, como crítico teatral e repórter especial, e para O Estado de São Paulo, como colaborador do Caderno 2. Escreveu as peças Um Deus Cruel e Errado", dentre outras, e ajudou a criar a SP Escola de Teatro - Centro de Formação das Artes do Palco.



Fonte: Veja Online

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais