Cidadeverde.com

Lei orçamentária garante aumento real do salário mínimo em 2011

Imprimir

O plenário do Congresso Nacional aprovou hoje (08) o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011, incluindo aumento real (acima da inflação) para o salário mínimo. A matéria agora será remetida para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.





O relator do projeto, senador Tião Viana (PT-AC), desistiu de sua proposta de reajustar o salário mínimo pela média do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008-2009, o que elevaria o valor dos atuais R$ 510 para R$ 550 em janeiro do ano que vem.


O texto acordado não fixa percentual de reajuste para o salário mínimo, que dependerá agora de negociações entre o próximo governo e as centrais sindicais. Mas ficou definido que haverá aumento real.


O acordo prevê ainda que haverá reajuste real para aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do mínimo, em percentual também a ser negociado por governo, Congresso e entidades representativas do setor.


Outro destaque foi a flexibilização das regras sobre licitação pública para obras da Petrobras e Eletrobrás, da Copa do Mundo de futebol em 2014 e da Olimpíada de 2016. Elas não vão precisar cumprir exigências do controle de custos do Tribunal de Contas da União (TCU).


O substitutivo aprovado refletiu um acordo entre a oposição e o governo.


A LDO estabelece as diretrizes e regras para a elaboração da proposta orçamentária. Com a aprovação, deputados e senadores estão liberados para o recesso parlamentar a partir do dia 17 de julho.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais