Cidadeverde.com

Especialistas dizem como jovens podem escolher uma carreira

Imprimir

Fazer Medicina para ganhar muito ou fazer Educação Física por ser a área que eu realmente gosto? Devo escolher uma carreira pela remuneração, pela probabilidade de conseguir um estágio logo e me desenvolver ou por eu gostar muito da área? Com certeza essas dúvidas pairam na cabeça de muitos jovens. A escolha de um curso superior, de uma profissão, de uma carreira, não é uma tarefa fácil.


A começar pelas opções. O número de graduações existentes no país é grande. Se somadas todas as opções, é possível encontrar mais de 25.300, em diversos horários, nas 2.252 instituições de ensino espalhadas por aí. Para piorar, os modismos envolvendo carreiras profissionais tendem a dificultar ainda mais as escolhas.


"Os pais podem e devem auxiliar os filhos nesse momento, mas devem tomar cuidado para não atrapalhar e nem direcionar a tomada de decisão", diz Anessa Trassi, analista de RH do Centro de Desenvolvimento Profissional - Cedep. "Ajudar o adolescente na escolha não significa decidir por ele", completa.


O emprego do pai ou da mãe sempre é um modelo para o filho, então, os futuros talentos devem ficar alerta e saber diferenciar os seus interesses das admirações. Durante ou ao terminar o ensino médio, a dica é fazer uma análise das suas preferências e das diferentes formações acadêmicas. Mas não se esqueça: as profissões mais conhecidas hoje podem não estar em evidência no final da sua graduação. "Por isso, a dica é seguir no ramo com tem maior afinidade e realmente goste, mesmo contando com as possíveis dificuldades para ingressar no mercado de trabalho", diz Anessa.


Não se assuste! A escolha profissional é importante, mas não necessariamente é para toda a vida, afinal, muita coisa pode mudar pelo caminho. Porém, para evitar a perda de tempo e de dinheiro, a solução é procurar informações e oportunidades no mercado. "O estágio é um aliado para quem está nessa fase, pois permite ao aluno ver na prática o conteúdo aprendido em sala de aula", diz o presidente do Nube, Carlos Henrique Mencaci.


"Nós sempre indicamos a busca de vagas de estágio logo no começo do curso, pois caso o estudante resolva mudar de área, poderá recuperar o período investido", diz. De acordo com dados recentes do Censo do Inep/MEC, somente 9% da faixa etária entre 18 e 24 anos cursam uma faculdade. (Com informações da Imprensa Nube - www.nube.com.br)


Fonte: Canal Executivo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais