Cidadeverde.com

Campanha faz detecção de diabetes na infância no sul do Piauí

Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde de Itainópolis está promovendo no período de 05 a 20 deste mês a Campanha de Detecção Precoce de Diabetes na Infância. A campanha é voltada para crianças na faixa etária de 0 a 8 anos de idade e é desenvolvida nas zonas urbana e rural do município.

De acordo com a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Verônica Batista Maia, a campanha acontece em virtude de cinco casos já diagnosticados anteriormente, sendo três na sede e dois no interior do município. “Isso nos motivou a promover a campanha, que acontece seguindo um cronograma de acordo com a faixa etária” – enfatizou.



A enfermeira do Programa de Saúde da Família (PSF), Iaponira Pinheiro Sampaio da Cruz, reafirmou o objetivo da campanha, que é detectar os casos de diabetes entre as crianças do município e realizar o acompanhamento o mais precocemente possível, prevenindo assim as complicações da doença.

Iaponira informou que a meta da campanha é atender algo em torno de 1.200 crianças, sendo que mais de 800 já fizeram os testes, realizados na sede da Secretaria de Saúde e na Unidade Mista de Saúde Osmarina Ferreira Leal, na cidade e no interior nos postos de saúde do Riachão e da Várzea Grande. Próxima segunda-feira, dia 19, a campanha vai aproveitar o movimento da feira livre para realizar o maior número possível de atendimentos.

Embora cinco casos já tenham sido diagnosticados anteriormente, Iaponira Sampaio disse que, felizmente, nenhum caso foi detectado durante a campanha. “As consultas regulares e a orientação de um médico são indispensáveis para o paciente com diabetes, favorecendo sua qualidade de vida. A Secretaria de Saúde de Itainópolis está sempre atenta para qualquer sinal de mudança nos pequenos pacientes” – concluiu Iaponira.



[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais